Página Inicial -> Técnico em Modelagem do Vestuário - Modalidade EJA - Noturno

Proeja

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi criado pelo governo federal no ano de 2005 para ampliar a oferta de vagas no sistema púbico de ensino para pessoas acima de 18 anos (jovens e adultos).

O Proeja oferece cursos técnicos integrados de nível médio na modalidade de educação de jovens e adultos. Um curso do Proeja corresponde ao ensino médio profissionalizante e é destinado a pessoas com idade acima de 18 anos, que possuem o ensino fundamental e não concluíram o ensino médio.

Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário

Objetivos

- Formar profissionais técnicos de nível médio na área de Modelagem do Vestuário, preparando-os para trabalhar em: prestação de serviços a empresas por contrato de trabalho ou autonomamente.

- Promover a formação integral do educando proporcionando-lhes conhecimento das ações de planejamento, modelagem, prototipagem, revisão, gradação, enfesto, encaixe, risco, corte, costura e arremate;

- Oferecer oportunidades de formação profissional em nível técnico para trabalhadores jovens e adultos que não possuem o ensino médio.

- Elevar o nível de escolaridade.

Perfil Profissional

O técnico em Modelagem do Vestuário é o profissional de nível médio capaz de:

- Posicionar-se criticamente frente às alternativas e projetos de desenvolvimento econômico, social, político e cultural em debate na sociedade.

- Identificar as tendências de desenvolvimento da ciência e tecnologia e seus reflexos, sociais e ambientais, na aplicação aos processos produtivos e de trabalho.

- Ter iniciativa e liderança na tomada de decisões.

- Articular equipes e planejar metas na execução de tarefas no ambiente de trabalho e na vida pública.

- Compreender técnica e tecnológica em sua área de atuação;

- Ter formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;

- Enfocar a sustentabilidade para o desenvolvimento e execução de ações da cadeia produtiva da Moda.

Mercado de Trabalho

O profissional formado nessa área poderá trabalhar em: indústrias de confecção do vestuário, ateliês de costura, maisons de acabamento fino, empresas de trajes para festas, lojas de venda e comércio de vestuário, empresas de reformas de roupas, estúdios de alfaiataria, oficinas de costura, estúdios de desenvolvimento de modelagem, empresas de desenvolvimento de produtos, além de prestação de serviços autônomos.

Duração

O curso técnico integrado ao ensino médio na área de Modelagem do Vestuário tem duração de quatro anos, com aulas no período noturno.

CURSOS OFERECIDOS