Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Comunicados da Reitoria > Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
Início do conteúdo da página

Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG) informa que será publicado em breve, na página do Centro de Seleção, o Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1, destinado ao preenchimento de vagas remanescentes dos processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação da Instituição.

As inscrições ocorrerão de 16 a 20 de março de 2026, por meio do site www.ifg.edu.br/estudenoifg, na seção “Vestibular”. O processo seletivo será realizado por meio de prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório.

Entre as vagas previstas, haverá oferta para a Política de Ações Afirmativas do IFG, nas seguintes modalidades:

  • AFA – candidatos que se autodeclararam pessoas do campo ligadas à agricultura familiar, para cursos da área agrícola, como Agronomia – Câmpus Cidade de Goiás;
  • SUR – candidatos surdos, especificamente para o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Os candidatos interessados nessas modalidades já podem se preparar para a inscrição, providenciando com antecedência a documentação comprobatória exigida em edital.

Documentação para concorrer às ações afirmativas do IFG:

Agricultura Familiar

  • Cópia do documento de identificação* do candidato que contenha foto e assinatura colhida pelo órgão que expediu o documento;
  • Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) ou Cópia do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para candidatos que não integram o Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA ou;
  • CCU- Contrato de Concessão e Uso (Título Provisório) ou TD - Título Definitivo emitido pelo INCRA ou Certidão de Beneficiário do PNRA, emitidos pelo INCRA, no caso específico de participação no Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA ou;
  • Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município onde se localiza a propriedade.

Surdos

  • Cópia do documento de identificação* do candidato que contenha foto e assinatura colhida pelo órgão que expediu o documento;
  • Cópia do laudo médico contendo o número de inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), emitido nos últimos 12 meses, atestando o tipo, grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), bem como a provável causa da deficiência.
  • Requerimento para Vagas destinadas a Surdos (Anexo I do comunicado).
  • Exame de audiometria realizado nos últimos dois anos.

Além disso, informamos os documentos exigidos para matrícula de todos os candidatos aprovados.

Documentação exigida para matrícula (informação de interesse de todos os candidatos, em caso de aprovação dentro do número de vagas)

Os candidatos aprovados deverão apresentar, entre outros documentos:

  • Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de endereço com CEP;
  • Foto 3x4 recente;
  • Certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  • Documento de regularidade com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos).

O edital completo, com o quadro de vagas, o cronograma detalhado e as demais regras do processo seletivo, será disponibilizado na página oficial do IFG.

Os interessados devem acompanhar todas as publicações em:  https://ifg.edu.br/estudenoifg

 

Acesse a página da seleção: VESTIBULAR IFG DE VAGAS REMANESCENTES 2026/1

 

Fim do conteúdo da página