Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Educação à Distância
Início do conteúdo da página

III Colóquio EaD

Criado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 12h38 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2018, 12h35

A diversidade de situações que envolvem o uso das tecnologias digitais, sobretudo no contexto escolar pressupõe em formação técnica e pedagógica para o pleno desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Do mesmo modo, as regulamentações que estabelecem a oferta de 20% da carga horária a distância em cursos presencias tem se lançado como uma preocupação para as diversas instituições de ensino no que tange ao seu processo de implantação. Assim, propomos a realização do III Colóquio de Educação Aberta, Continuada e a Distância com o objetivo de promover a discussão de perspectivas para a Educação a Distância no Brasil, tendo em vista a formação, os processos de ensino e aprendizagem e gestão.

Timidamente, dentro do Simpeex 2015, em Luziânia, o I Colóquio de Educação Aberta, Continuada e a Distância do IFG contou com a presença das professoras Joana Peixoto, Rose Mary Almas de Carvalho e Kátia Morosov Alonso que promoveram a discussão sobre o uso das tecnologias nas práticas educativas, tendo em vista a sua institucionalização.

No II Colóquio de Educação Aberta, Continuada e a Distância em 2017, o objetivo foi discutir a conjuntura das políticas públicas e institucionais, as práticas pedagógicas, os recursos educacionais digitais e midiáticos que permeiam os processos educativos na educação a distância, buscando compreender os conceitos e as potencialidades, bem como propor metodologias e modelos pedagógicos, acadêmicos e administrativos para a instauração do ensino a distância como modalidade educativa efetiva no IFG. Nesse sentido, as presenças das professoras Ilane Cavalcante e Elizama Lemos (IFRN), Aléxia Pádua Franco (UFU) e Elizabete Briani (Univesp) foram fundamentais para a discussão dos desafios que se impõem à institucionalização da EaD e às práticas docentes.

A realização deste III Colóquio se justifica pelas inúmeras transformações ocorridas na modalidade a distância, bem como no que diz respeito à sua implantação em cursos presenciais em âmbito institucional. Os estudos desenvolvidos nos dois dias do Colóquio sinalizarão importantes aspectos para a proposição de um modelo de EaD que atenda tanto as demandas sociais internas quanto externas, estabelecendo o diálogo com outras instituições e promovendo a capacitação de profissionais de Educação que atuam na EaD.

 Serviço:

Data: 20 e 21 de junho de 2018

Local: Auditório Demartin Bizerra - IFG Câmpus Goiânia 

Inscrições gratuitas: até 15/06, pelo site- http://eventos.ifg.edu.br/coloquioead/

Fim do conteúdo da página