Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SECITEC 2025

Câmpus Águas Lindas realiza sua XI Semana de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 11h43 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 13h01

Evento realizado entre os dias 26 e 29 de novembro aproximou a comunidade em prol da ciência e do meio ambiente

imagem sem descrição.

Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, a XI Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Ao longo dos quatro dias de evento, a programação contou com palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, cine debate e atividades culturais dedicadas à discussão sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas. 

A solenidade de abertura foi realizada no miniauditório do Câmpus Águas Lindas, na tarde do dia 26. Compuseram a mesa diretiva da cerimônia a diretora-geral do câmpus, professora Mariana Magalhães Nóbrega; o gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, professor Herick Soares Santana; a gerente de Administração, Camila Roberta Estéfano; e o Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Paulo Alves da Silva.

 

O presidente da ABDI, Ricardo Garcia Capelli, ministrou palestra de abertura da XI Secitec
O presidente da ABDI, Ricardo Garcia Cappelli, ministrou a palestra de abertura da XI Secitec

 

Na palestra de abertura, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Garcia Cappelli, abordou sobre inovação e sustentabilidade nas indústrias do país. "Acabamos de sair da COP 30 e o Brasil sediou o maior encontro para debater sustentabilidade no planeta, afirmando o Brasil como líder global do debate sobre transição energética e mudanças climáticas, o que reforça o papel de nossas universidades e institutos federais, pois são deles que saem as inovações para transformar o Brasil e o mundo", declara.

Já no período noturno, a líder de pesquisa no WWF-Brasil, Helga Correa Wiederhecker, ministrou a palestra “Planeta Vivo”, que reforçou sobre o papel das escolas para a conservação da biodiversidade e sociobiodiversidade.

O coordenador-geral da XI Secitec e professor do Câmpus Águas Lindas, Herick Soares Santana, destacou que as atividades promoveram discussões essenciais sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e recursos hídricos.

 

Oficina Oficina "No Fundo do Mar", realizada pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente

 

A programação do segundo dia (27) da XI Secitec iniciou pela manhã com a palestra "Educação Científica para a Conservação dos Recursos Hídricos", com a professora da Universidade Estadual de Goiás, Juliana Simião Ferreira, que discutiu sobre a importância da educação científica e ambiental como estratégia para preservação dos recursos naturais. 

Na manhã do segundo dia também foram realizadas as oficinas "Aprendendo a definir palavras com inteligência artificial" e "automedida da pressão arterial". Enquanto o período vespertino foi reservado para o Dia de Portas Abertas, que permitiu à comunidade externa visitar as instalações, conhecer os cursos e as produções científicas e culturais da Instituição.

A programação do segundo dia finalizou com a palestra "Produção de camarões em sistemas bioflocos", proferida pelo professor André Freitas, em formato remoto.

 

Foram apresentados 20 projetos PIBICs na XI Secitec
Foram apresentados 20 projetos PIBICs na XI Secitec

 

As apresentações teatrais "Um Maluco no IF", "De Cima pra Baixo" e mostra de curtas abriram a programação do terceiro dia do evento (28), que reservou o período vespertino e noturno para a apresentação dos projetos de pesquisas desenvolvidos no câmpus e a realização da roda de conversa "Importância da participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão".

A programação finalizou no último sábado, 29, com oficinas e cine-debate com o filme "Lorax".

"Reconhecida como o maior evento científico de Águas Lindas de Goiás, nossa Secitec tem se consolidado como um espaço fundamental de diálogo, reflexão e avanços para a comunidade local, fortalecendo o papel do IFG como agente de transformação social e difusão do conhecimento científico", declara o professor Herick Santana. 

 

Veja mais fotos no Instagram oficial da Secitec do câmpus.

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página