Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Gepex apresenta aos calouros do superior as vantagens de participar das ações de extensão

Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2026, 12h52 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2026, 12h57

Diálogo com as turmas ocorreu no início desta semana

 

A equipe da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), do IFG Câmpus Itumbiara, visitou as turmas dos primeiros períodos dos cursos de engenharia e licenciatura em química na última segunda-feira, dia 30 de março. O objetivo do encontro foi explicar sobre a Curricularização da Extensão aos alunos novatos do nível superior. 

Quem tratou da extensão foi a psicóloga lotada na Gepex, servidora Sorele Carvalho. Ela produziu e apresentou um vídeo acerca do tema e iniciou o diálogo com os participantes.

No material exibido, foi explicado sobre o funcionamento das atividades de extensão e o “respiro criativo” que essas ações proporcionam aos alunos, para além das salas de aula e dos laboratórios. Sobre o “respiro criativo”, foi dito que a extensão funciona como “uma ponte que liga o que a gente estuda aqui dentro com o que o mundo precisa lá fora, sendo uma oportunidade de olhar para um problema real da sociedade” e usar o conhecimento aprendido na graduação para ajudar a resolver. 

Ainda sobre esse assunto, também foi explicado que existe uma lei nacional que torna o mínimo de 10% de toda a carga horária do curso de graduação como sendo obrigatoriamente atividades de extensão. Ou seja, esses 10% acabam se tornando um direito que prepara os estudantes para o mercado profissional e para a vida, aliado à uma formação que conecta os alunos aos desafios da sociedade, proporcionando ainda o protagonismo estudantil. 

E mais, foi falado que as ações de extensão servem como um ambiente propício para o desenvolvimento das soft skills -  “habilidades comportamentais e socioemocionais relacionadas à personalidade, interação interpessoal e forma como um indivíduo lida com situações de trabalho”. Essas habilidades oferecem aos estudantes a oportunidade de se destacarem no mercado de trabalho.

Durante o encontro, também foi exemplificado aos graduando o passo a passo da construção e participação de um projeto de extensão e as formas de se colocar o conhecimento em ação, com as orientações e apoio da Gepex.

Afora tratar da extensão, o gerente da Gepex, prof. Bruno Gabriel Zambolini Vicente, aproveitou a ocasião para relatar aos calouros a trajetória profissional dele, tanto no setor privado quanto no serviço público e área da pesquisa. O docente também realizou uma dinâmica com as turmas com perguntas sobre o Câmpus Itumbiara e aspectos do mundo do trabalho. 



Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

 

Fim do conteúdo da página