Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PRÉ-VESTIBULAR

IFG inaugura Cursinho Popular Horizontes

Projeto-piloto teve início no Câmpus Goiânia Oeste e projeto institucional é de expansão para os demais câmpus

  • Publicado: Terça, 26 de Maio de 2026, 15h44
  • Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2026, 15h53
Estudantes do Cursinho Popular Horizontes IFG na primeira atividade, realizada nesta segunda-feira, dia 24 de maio
Estudantes do Cursinho Popular Horizontes IFG na primeira atividade, realizada nesta segunda-feira, dia 24 de maio

O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou na noite desta segunda-feira, 24 de maio, as atividades da sua primeira turma do Cursinho Popular Horizontes, destinado a preparar estudantes da educação básica pública para o ingresso no ensino superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 60 estudantes, sendo que 40 deles receberão auxílio permanência de R$ 200 mensais, por oito meses.

Os estudantes terão aulas de disciplinas como Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Além das aulas regulares, eles terão outras atividades, como oficinas de redação, grupos de estudos, promoção da cidadania e diversidade e simulados do Enem.

O Cursinho Popular Horizontes IFG faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

A proposta do IFG, selecionada por meio do Edital CPOP nº 01/2026, foi elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para ser executada no Campus Goiânia Oeste, sob coordenação local da servidora Letícia Cunha Fernandes. Por meio da seleção, o IFG foi contemplado com o aporte de cerca de R$ 123 mil, destinados ao pagamento das bolsas estudantis e dos educadores que vão trabalhar diretamente no cursinho.

A CPOP foi criada para garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes socialmente desfavorecidos que buscam ingressar na educação superior; fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários; preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso à educação superior; e contribuir para ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.

Ampliação

Segundo o pró-reitor de Ensino, professor Tauã Carvalho de Assis, o IFG quer ampliar a oferta do seu Cursinho Popular Horizontes para outros câmpus. “Estamos executando o projeto-piloto na Instituição, mas vamos expandir”, disse.

Segundo ele, a perspectiva institucional é de trabalhar para favorecer o acesso dos estudantes, especialmente daqueles economicamente desfavorecidos, aos cursos do IFG. O projeto PartiuIF, já no segundo ano de execução em vários câmpus, prepara estudantes para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O Cursinho Popular Horizontes, a partir deste ano de 2026, vai preparar estudantes para o ingresso nos cursos superiores.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página