Projeto IFG Feridas inicia o atendimento em Águas Lindas de Goiás
Etapa prática do projeto prevê o atendimento de 380 pessoas com feridas de difícil cicatrização
As atividades práticas do projeto de pesquisa intitulado "Prevalência e Fatores Associados às Feridas de Difícil Cicatrização: aplicação de um plano de cuidados fundamentado na ferramenta TIMERS", que possui o nome popular "Projeto IFG Feridas", tiveram início na última segunda-feira, 24 de agosto.
O projeto é aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com orçamento de cerca de R$ 1,4 milhão. A proposta do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi contemplada na chamada pública CNPq/Decit/SECTICS/MS nº 29/2024, financiada pelo Ministério da Saúde.
A pesquisa é desenvolvido pelo Câmpus Águas Lindas do IFG, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), e prevê o atendimento de 380 pessoas com feridas de difícil cicatrização.
O serviço é gratuito e acontece no laboratório modular, nomeado como "Ambulatório Científico" do Câmpus Águas Lindas. Ana Rodrigues Fernandes, de 94 anos, foi a primeira paciente do projeto, que está iniciando a fase de acolhimento.
No primeiro momento, cada interessado passará por uma consulta para verificar se atende aos critérios da pesquisa. Os participantes selecionados darão início ao "Plano de Cuidados para Feridas de Difícil Cicatrização", fundamentado na ferramenta TIMERS. Além isso, o estudo investigará a prevalência e os fatores associados a essas lesões em indivíduos com múltiplas comorbidades.
Ambulatório Científico
O projeto teve início em 2024 e já foram concluídas diversas etapas necessárias à aplicação do plano de cuidados e à execução prática da pesquisa. Os recursos são destinados à estruturação do ambulatório, aquisição de materiais e insumos e à realização das atividades previstas.
O ambulatório é um espaço controlado, estruturado e equipado especificamente para a execução do Projeto IFG Feridas. No local, os pacientes serão avaliados e acompanhados pela equipe conforme os procedimentos previstos no protocolo do estudo.

Público-alvo
Poderão ser atendidas pessoas com feridas de difícil cicatrização (há mais de 4 semanas) e que possuam, no mínimo, duas comorbidades (ex. diabetes, hipertensão). A inclusão no projeto dependerá de avaliação inicial realizada pela equipe e do cumprimento de todos os critérios estabelecidos no protocolo.
Para ter acesso ao atendimento, as pessoas interessadas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde da rede municipal de Águas Lindas de Goiás, ou entrar em contato pelo Instagram Oficial do IFG Feridas.
O atendimento está vinculado a um projeto de pesquisa. Por isso, a participação dependerá do atendimento aos critérios definidos no protocolo do estudo.
Equipe
O Projeto IFG Feridas é coordenado pela professora do curso técnico em Enfermagem na modalidade EJA do Câmpus Águas Lindas, Patrícia Carvalho de Oliveira. Integram a equipe de pesquisa, os professores Danielly Bandeira Lopes, Emily Nayana Nasmar, Zilka dos Santos, Thatiane Marques Torquato e Sandro Nunes de Oliveira. Além dos estudantes, Lacyr Léllice Baudson, Dajeane de Sousa Batista, Shirley Lucia da Costa, Érica Procópio e Júlio César Marques. Também participam da pesquisa, os egressos Patrícia Araújo, Mara Vanessa Dias, Victória Ingrid Dias e Valdânia dos Santos.
Além de Águas Lindas de Goiás, prevê-se a aplicação do Projeto IFG Feridas na cidade de Goiânia, no IFG Câmpus Goiânia Oeste.
Acesse o Instagram do IFG Feridas para mais informações.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas


Redes Sociais