Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Seleção 2027

Abertas as inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA

São 323 vagas em 10 câmpus. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de novembro

  • Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2026, 16h39
Cursos técnicos na modalidade EJA - inscrições abertas
Cursos técnicos na modalidade EJA - inscrições abertas

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta sexta-feira, 18 de setembro, as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). São ofertadas 323 vagas, para ingresso no primeiro semestre de 2027. Todos os cursos são noturnos.

Podem se inscrever jovens com 18 anos ou mais e adultos que concluíram o ensino fundamental e não concluíram o ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente, nos câmpus que ofertam vagas, ou via Internet, na página do Centro de Seleção (“Estude no IFG”), “Seleções em andamento”, seção “EJA – Educação de Jovens e adultos”, link “Técnico EJA 2027/1”.

Para se inscrever via internet, o interessado deve preencher o requerimento de inscrição e o questionário socioeconômico, ambos disponíveis na página do processo seletivo. As inscrições realizadas presencialmente nos câmpus vão ser feitas nos dias e horários divulgados em comunicado publicado na página da seleção.

No ato da inscrição o candidato deverá optar por participar do processo seletivo pelo Sistema Universal, pela Reserva de Vagas (Lei nº 12.711/2012) ou pela Política de Ações Afirmativas do IFG. As cotas beneficiam os estudantes que estudaram em escola pública. Também são observadas oito categorias, entre elas a renda familiar por pessoa, cor, raça e etnia, e deficiências.

Seleção

A seleção será feita por meio da participação em uma palestra sobre o curso para o qual o candidato se inscreveu e sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos do IFG, seguida do sorteio de vagas. As palestras poderão ser realizadas no período de 7 a 12 de dezembro, e o dia e o horário exatos serão informados por cada câmpus.

A participação na palestra é obrigatória e o candidato somente poderá participar da palestra na cidade/câmpus para a qual se inscreveu. Nos casos de inscrição realizada pela internet, os candidatos poderão participar da palestra no formato presencial ou por meio eletrônico, ambas com dias e horários a serem informados pelos câmpus, por meio de comunicado. Nos casos de inscrição presencial nos câmpus, a palestra será realizada com os candidatos no momento da inscrição.

O candidato deverá apresentar, no dia da realização da palestra, documento oficial de identificação, com validade em todo o território nacional, em sua versão física original ou em versão digital oficial apresentada em aplicativo do governo ou do órgão emissor, tais como Registro Geral (RG), Carteira de Identidade Nacional (CIN), Passaporte, Carteira de Identificação Funcional ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nos termos do art. 2º da Lei nº 12.037, de 1º de outubro de 2009, desde que o documento contenha foto do candidato e tenha sido emitido por órgão oficial competente.

Caso o candidato não tenha seu documento de identificação por motivo de furto, roubo ou perda, deverá apresentar cópia impressa do Boletim de Ocorrência dos últimos 30 dias, expedido por órgão policial, ou cópia impressa do Boletim de Ocorrência virtual realizado no endereço eletrônico http://www.policiacivil.go.gov.br, no link Delegacia Virtual.

Sorteio

O sorteio de vagas será realizado às 15 horas do dia 14 de dezembro, a exceção do Câmpus Anápolis, que fará seu sorteio no dia 22 de janeiro, também às 15 horas. O sorteio será por meio eletrônico e transmitido na plataforma digital de videoconferência oficial do IFG (RNP), podendo ser acompanhado remotamente pelo Canal do IFG no Youtube.

Não haverá sorteio, caso o número de candidatos presentes na palestra de apresentação do curso seja igual ou inferior ao número de vagas ofertadas.

O sorteio não é eliminatório; ele tem o objetivo de classificar os candidatos na ordem em que serão convocados para a realização da matrícula no primeiro semestre de 2027, inclusive os da lista de espera.


Veja o quadro de vagas:

CÂMPUS

CURSOS

TURNO

VAGAS

DURAÇÃO

Águas Lindas

Técnico em Enfermagem

Noturno

35

4 anos

Anápolis

Qualificação Profissional em

Assistente Administrativo

Noturno

30

1,5  ano

Aparecida de Goiânia

Técnico em Modelagem do Vestuário

Noturno

36

3 anos

Formosa

Qualificação Profissional em Operador de

Computador

Noturno

30

2 anos

Goiânia

Técnico em Gastronomia

Noturno

36

3 anos

Goiânia Oeste

Técnico em Nutrição e Dietética

Noturno

30

3 anos

Jataí

Técnico em Administração

Noturno

30

3 anos

Senador Canedo

Técnico em Refrigeração e Climatização

Noturno

30

3 anos

Uruaçu

Qualificação Profissional em Gestão de Microempresas

Noturno

30

1,5 ano

Valparaíso de Goiás

Técnico em Eletrotécnica

Noturno

36

4 anos

 

 Confira o quadro com as datas dos sorteios das vagas:

  

CÂMPUS

DIA DE REALIZAÇÃO DO SORTEIO

HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO SORTEIO

ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ACOMPANHAR A TRANSMISSÃO DO SORTEIO

Águas Lindas

14/12/2026

15:00

https://www.youtube.com/c/ifgoficial

Anápolis

22/1/2026

15:00

Aparecida de Goiânia

14/12/2026

15:00

Formosa

14/12/2026

15:00

Goiânia

14/12/2026

15:00

Goiânia Oeste

14/12/2026

15:00

Jataí

14/12/2026

15:00

Luziânia

14/12/2026

15:00

Senador Canedo

14/12/2026

15:00

Uruaçu

14/12/2026

15:00

Valparaíso de Goiás

14/12/2026

15:00

 

Confira o edital (disponível no Portal IFG, menu “Estude no IFG”, “Seleções em andamento”, seção “EJA – Educação de Jovens e adultos”, link “Técnico EJA 2027/1”.

Faça sua inscrição.


Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria

 

 

Fim do conteúdo da página