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EDITAL Nº 12/2024 - PROPPG

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2024, 14h50 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 11h34

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) E NAS AÇÕES AFIRMATIVAS (PIBIC-Af)


EDITAL No 12/2024-PROPPG/24 de maio de 2024


A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo para seleção de projetos vinculados à estudantes dos cursos de graduação do IFG candidatos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af), fundamentado no convênio firmado entre o CNPq e o IFG, de acordo com a Resolução Normativa CNPq no 017/2006 e Resolução Consup/IFG n° 20/2016, para serem desenvolvidos no período de setembro de 2024 a agosto de 2025, de acordo com as disposições deste Edital.


 

1. EDITAL

Edital 12/2024 (Retificado)

 

2. ANEXOS

ANEXO I - Modelo de Projeto de Pesquisa

ANEXO II - Autorização de Menores de Idade

ANEXO III - Declaração Atividade de Estágio

ANEXO IV - Cronograma com retificação nº 3, de 10/07/2024

ANEXO V - Orientações CEP

ANEXO VI - Formulário para Análise do Mérito do Projeto

ANEXO VII - Currículo do(a) Orienador(a) (IFGPRODUZ)

ANEXO VIII - Termo de Compromisso Bolsista

ANEXO IX - Declaração de Apresentação de Resultados e Não vínculo empregatício

ANEXO X - Termo de compromisso voluntário

 

 3. CONTEÚDO ADICIONAL

Diálogos sobre os Editais PIBICTI

Manuais e Tutoriais da PROPPG

 

Perguntas Frequentes - Submissões Editais PIBICTI/IFG

 

1. Como faço para submeter um projeto de pesquisa aos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG?

A submissão de projetos deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). As orientações estão disponíveis no Tutorial para Submissão de Projeto.

2. Por que não consigo submeter meu projeto de pesquisa no SUAP?

A submissão de projetos não será possível quando:

- Fora do prazo de inscrição.

- O Currículo Lattes do(a) orientador(a) e/ou do(a) estudante estiver desatualizado há mais de 6 meses;

- O(A) orientador(a) e/ou o(a) estudante estiver em débito com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG.

3. Servidores técnico-administrativos também podem submeter projetos?

Para submeter projeto de pesquisa como orientador(a), o(a) interessado(a) deverá ser servidor(a) docente ou técnico-administrativo(a) do quadro de pessoal permanente do Instituto Federal de Goiás, exercendo plena atividade de pesquisa, evidenciada pela sua recente produção científica.

4. Apenas mestres e/ou doutores podem se inscrever como orientadores?

Para os programas PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITI-Af, as bolsas disponibilizadas com recursos do CNPq, exige-se que o(a) orientador(a) tenha o título de doutor(a); e para as bolsas disponibilizadas com orçamento da instituição, exige-se a titulação mínima de mestre para o(a) orientador(a).

Para o programa PIBIC-EM/PIBIC-EM-AF, as bolsas disponibilizadas com recursos do CNPq, exige-se que o(a) orientador(a) tenha o título de mestre. Para as bolsas disponibilizadas com orçamento da instituição, exige-se a titulação mínima de especialista para o(a) orientador(a).

5. Servidores temporários ou substitutos podem submeter projetos?

Não. Apenas servidores do quadro permanente. Os/As servidores/as temporários podem entrar na equipe como coorientador/a.

6. Servidores afastados para cursar pós-graduação stricto sensu podem submeter projetos?

Não. Para submeter projeto de pesquisa, o(a) servidor(a) não pode estar licenciado/afastado do IFG, por qualquer motivo, por um período superior a 3 (três) meses, durante o período de vigência da orientação do estudante.

Demais informações sobre possíveis impedimentos legais quanto ao afastamento, devem ser observadas na Lei nº 8.112/90. Adicionalmente, o interessado poderá consultar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) para mais informações.

7. A anuência da chefia imediata é necessária para submissão do projeto?

Sim. A anuência da chefia imediata é fundamental para a confirmação da compatibilidade entre a jornada de trabalho do(a) servidor(a) e as horas dedicadas à pesquisa.

Quando o(a) orientador(a) realiza o envio do projeto no SUAP (após o cadastro e as edições necessárias), o próprio sistema encaminha a solicitação de anuência para a chefia imediata do(a) orientador(a). No SUAP, a chefia imediata poderá acessar o projeto e deferir ou indeferir a solicitação de anuência.

8. Quais os documentos necessários para inscrição na seleção de projetos?

Para inscrição, caso haja estudante menor de idade será necessário o seguinte documento:

- O(a) orientador(a) deverá anexar no SUAP uma declaração dos pais ou responsáveis do estudante, autorizando-o(a) a participar do programa de Iniciação Científica. De acordo com os documentos solicitados no edital vigente.

9. Como a pontuação do meu currículo será calculada?

O cálculo da pontuação dos currículos será realizado por meio da Plataforma IFG Produz. Essa plataforma utiliza os dados da Plataforma Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa e Plataforma Sucupira (Qualis Capes) para aferir a pontuação de cada currículo. Desse modo, é extremamente importante manter o currículo atualizado.

10. Como posso conferir a pontuação do meu currículo?

Para conferir a pontuação do currículo basta entrar na Plataforma IFG Produz e no campo “busca” digitar o nome do(a) pesquisador(a) e em seguida clicar no ícone Perfil do Pesquisador.

11. A pontuação do meu Perfil do Pesquisador está em desacordo com o meu currículo. Como resolver?

Primeiramente, submeter a atualização do currículo, lembrando que o CNPq leva até 24h para publicar os currículos. Caso já tenha atualizado o currículo e mesmo assim persistir alguma inconsistência, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. trazendo no assunto Problema - Perfil do Pesquisador.

12. Todos os membros do Projeto devem ter currículo Lattes cadastrado?

Sim. Todos os membros precisam ter currículo cadastrado, inclusive estudantes e colaboradores. Lembramos que o CNPq leva até 24h para publicar os currículos, assim recomenda-se não deixar para cadastrar os currículos no último dia das inscrições.

O link do currículo Lattes do(a) estudante que integra a equipe precisa constar no SUAP (nos dados pessoais do aluno). Caso o(a) estudante já possua currículo Lattes, deverá copiar o link do currículo disponibilizado na Plataforma Lattes, acessar o SUAP com seu login e inserir o link em “Dados Pessoais”. Caso o(a) estudante ainda não tenha currículo cadastrado na Plataforma Lattes, deverá primeiro proceder ao cadastro e depois copiar e inserir seu link no SUAP. As orientações para os estudantes estão disponíveis no Tutorial Registro do Lattes no SUAP.

13. Os estudantes contemplados com bolsa são obrigados a abrir conta corrente?

Sim. Para a implementação da bolsa é obrigatória a assinatura dos documentos dispostos no edital: termo de compromisso-bolsista e declaração de apresentação de resultados.

A implementação das bolsas deverá ocorrer seguindo o cronograma do edital.  O estudante que já possuir conta bancária até essa data, poderá receber a bolsa em sua conta corrente. O estudante que não possuir conta bancária até a data do cronograma, poderá receber a primeira bolsa por ordem de pagamento através de seu CPF, atentando-se às seguintes especificidades:

- As bolsas do IFG podem ser pagas por CPF ou conta corrente de qualquer banco (não pode ser conjunta);

- As bolsas do CNPq de Ensino médio são pagas exclusivamente em conta corrente do Banco Brasil (não pode ser conjunta);

- As bolsas do CNPq de graduação são pagas exclusivamente em conta corrente do Banco do Brasil (não pode ser conjunta).

14. Fiz a leitura do Tutorial para Submissão de Projeto e das perguntas frequentes, mas ainda tenho dúvidas, como proceder?

Reporte as possíveis dúvidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  trazendo no assunto Dúvida - Submissão.

15. O curso do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) indicado pelo Centro de Inovação Tecnológica (Cite/NIT) no Edital 13/2024 do PIBITI será presencial ou EAD(Moodle). Quais são as datas?

O curso "Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica" (UPITEC) é oferecido pelo INPI em turmas bimestrais. O curso é gratuito e ofertado no formato totalmente online e autoinstrucional. Destina-se a estudantes, professores e/ou profissionais atuantes em negócios de base tecnológica na temática da propriedade intelectual, em especial os negócios relacionados com marcas, programas de computador e patentes. O curso tem duração de 20 horas e haverá certificado para aqueles que fizerem todos os módulos, alcançarem nota mínima de 60% na avaliação final e responderem à pesquisa pós-curso. As vagas são limitadas, e as inscrições serão encerradas assim que o limite de vagas for atingido. Para realizar a inscrição no curso, é necessário fazer cadastro (gratuito) na plataforma da Academia Virtual do INPI, no endereço https://academiavirtual.inpi.gov.br/. Uma vez que tenha acesso à plataforma, se inscreva na próxima turma disponível.

16. Como faço a indicação de que minha aluna está concorrendo na modalidade afirmativa (mãe de crianças entre 0 e 6 anos)? Basta anexar a autodeclaração dela?

Deve ser anexo no SUAP a autodeclaração da estudante informando ser mãe e a idade dos filhos.

17. O Suap não está carregando automaticamente a pontuação do IFG Produz. Esta situação será normalizada ou devo anexar o pdf gerado pelo IFG Produz? 

O SUAP possui uma função de atualização manual do Currículo Lattes. Consulte o documento chamado “Tutorial para atualização manual do Currículo Lattes no SUAP” para ver o passo-a-passo.

18. Como o estudante do IFG registra o endereço do Currículo Lattes no SUAP?

A inserção do link do currículo Lattes no SUAP é obrigatória para o estudante. Ele deverá acessar o SUAP, ir em Ensino => Dados Pessoais e seguir o “Tutorial Registro do Lattes do Estudante no SUAP”.

19. O projeto que vou orientar precisa passar pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).  Precisa apresentar a aprovação no ato de submissão? 

Não é necessário. A submissão do projeto no CEP pode ser realizada após a aprovação e implementação do projeto.

 

 

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