Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Mestrado Profissional em Artes
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Artes - Rede PROFARTES

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 16h47 | Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 15h06

Área de Concentração: Ensino de Arte

Na formação do professor que atua na Educação Básica é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para os procedimentos teóricos e metodológicos relativos ao ensino, mediação e aprendizagem em artes, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade cultural do aluno, mediante suas próprias experiências artísticas e estéticas, bem como em relação ao contexto sócio-cultural em que está inserido. Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino artístico, a área de concentração Ensino de Artes propõe reunir linhas de pesquisa/atuação articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais.

 

Novas linhas de pesquisa, em processo de implantação:

Linha A - Processos de Criação para o Ensino de Arte

Compreende os processos artísticos como dimensão constitutiva de projetos de Ensino de Arte vivenciados no contexto da Educação Básica, com ênfase na criação e na pluralidade de experiências estéticas e pedagógicas. As pesquisas desta linha devem emergir de práticas em que a experimentação artística e o trabalho docente estejam no centro de um problema investigativo, reconhecendo a escola como território privilegiado para uma formação sensível, crítica e inventiva.

 

Linha B - Abordagens e Metodologias para o Ensino de Arte

Compreende os estudos epistemológicos no campo do Ensino de Arte, com ênfase na revisão crítica, na proposição e na reinvenção de abordagens metodológicas implicadas com a prática docente. As pesquisas desta linha devem emergir de experiências pedagógicas em Arte nas escolas de Educação Básica, considerando o trabalho docente como núcleo gerador de problemas de investigação e como espaço de produção de conhecimento no campo da arte e da educação.

 

Linhas anteriores: 

  • Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes 
    Esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos que aproximam as praticas artísticas e os processos de ensino.

     
  •  Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes
    Esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentrasse nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de
     aula.
Fim do conteúdo da página