Equipe de servidores da Biblioteca publica 1º artigo científico
Além deles, mais um servidor do Câmpus também colaborou com a elaboração do artigo

Alguns dos servidores autores do artigo e alunos participantes das atividades na época
A equipe dos servidores do Setor de Biblioteca, com a colaboração de um auxiliar em administração do Câmpus Itumbiara (veja os nomes ao final da matéria), teve o seu primeiro artigo publicado em uma revista científica. O trabalho foi elaborado a partir do projeto Lixo por Livro desenvolvido na Biblioteca em 2019. Já a escrita do artigo foi elaborada durante a pandemia da Covid-19 ano passado e agora em maio de 2021 foi aceito pela Revista de Estudos Ambientais (on-line) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A referida revista possui indicador de periódico B4 da Qualis* em Ciências Ambientais.
Os detalhes do artigo são apresentados a seguir:
“Resumo: Os resíduos sólidos que são descartados de maneira inadequada pela população, têm interferido significativamente na qualidade ambiental. Em consequência, estudos têm sido desenvolvidos para reduzir os efeitos deletérios causados por esses materiais. Nesse viés, o objetivo deste trabalho foi promover a sensibilização ambiental nos usuários e comunidade da Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey em relação aos benefícios oriundos do reaproveitamento de resíduos sólidos descartados através de um Desafio Ambiental, integrando meio ambiente e biblioteconomia. O projeto Desafio Ambiental foi realizado na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Itumbiara e contou com a participação de 124 alunos, 12 servidores e 1 funcionária terceirizada. As atividades desenvolvidas e fundamentadas na pesquisa-ação participante foram: “Lixo por Livro”; “Caça ao tesouro: Explorando o Acervo da Biblioteca” e “Oficina de Artes”. Ao final do Desafio, foram coletadas 8.631 latinhas de alumínio e 150 livros foram doados. Os resultados dessa experiência diferenciada proporcionaram uma reflexão acerca do papel educacional de uma biblioteca, da importância de ações de educação ambiental integradas ao tema resíduos sólidos e, principalmente, da troca de saberes entre os envolvidos no projeto.”
Abaixo o nome dos servidores do Câmpus Itumbiara e autores do artigo:
Adilson Correia Goulart, auxiliar em administração;
Éder Cairo Guimarães, auxiliar em administração na Biblioteca;
Eduardo Pereira Resende, bibliotecário-documentalista;
Maraína Souza Medeiros, auxiliar de biblioteca;
Pedro Henrique Pereira e Moreira, auxiliar de biblioteca e
Rosiane Gonçalves de Lima, bibliotecária-documentalista.
* Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que avalia a produção científica dos programas de pós-graduação.
Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais