Calouros e veteranos do IFG Aparecida participam de variada programação na Semana da Acolhida
A recepção aos estudantes foi iniciada no primeiro dia de aulas e segue com atividades até quarta-feira, dia 18
Estudantes ingressantes e veteranos de todos os cursos dos níveis médio e superior do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia estão envolvidos em variada programação da Semana da Acolhida 2026/1. Sob organização do Departamento de Áreas Acadêmicas, as atividades foram iniciadas no dia 11 de março, no retorno das aulas, e seguem até quarta-feira, dia 18.
No primeiro dia da acolhida, todos os calouros dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Alimentos, Edificações e Química; estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alimentos e em Modelagem do Vestuário; e estudantes dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue tiveram um momento de ambientação nos períodos matutino e noturno, com apresentação da equipe gestora do câmpus, dos coordenadores de cursos, professores e alguns técnicos administrativos. Todos tiveram também aulas.
Portas abertas
Os ingressantes dos cursos técnicos integrados em tempo integral percorreram o câmpus nos moldes do programa Conhecendo o IFG, em que docentes e técnicos apresentaram os diferentes ambientes, incluindo laboratórios, áreas de convivência e esporte e salas administrativas. Na sala da Direção-Geral do Câmpus, o diretor Marcos Flávio Mércio de Oliveira, reiterou que as portas do gabinete estão sempre abertas para receber os estudantes de todos os cursos em suas demandas no âmbito do IFG Aparecida.
A programação de atividades dos três primeiros dias da acolhida incluiu informações da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) e da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) para o bom desempenho acadêmico e para a utilização de benefícios possibilitados pelo Instituto Federal de Goiás aos alunos, além de palestras. A preparação para o mundo do trabalho foi um dos temas abordados pela equipe da Gepex junto aos estudantes do ensino médio. Os estudantes do curso de Licenciatura em Dança tiveram também um momento de acolhida pelo Centro Acadêmico da Dança – CALIDA, em que novatos e veteranos puderam compartilhar expectativas e experiências.
Para os três últimos dias da Semana da Acolhida estão previstas, além das aulas regulares, uma apresentação das psicólogas do câmpus (Iêda Vilela Machado e Taísa Fidélis) com estudantes do ensino médio técnico em tempo integral, treinamento de uso da Biblioteca para todos, treinamento para uso do SUAP e Moodle para estudantes de graduação e roda de conversa com estudantes do turno noturno. Apresentações artísticas também estão previstas para os três períodos.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia


Redes Sociais