Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Evento

"Memória Forjada em Dor": Instalação de alunos do Ensino Médio do Câmpus Anápolis convida à reflexão histórica

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 07h52 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 10h48

Exposição montada na Biblioteca Clarice Lispector fica aberta à visitação até 8 de dezembro

imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás, Câmpus Anápolis, realiza a Instalação Geográfica “Memória Forjada em Dor: O Silêncio Grita na América Latina”. A exposição foi montada na Biblioteca Clarice Lispector e foi produzida pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos cursos de Edificações, Química e Comércio Exterior, sob a coordenação do professor Sandro de Oliveira Safadi. A instalação está aberta para visitação desde o dia 26 de novembro e no último dia 1º, segunda-feira, os alunos realizaram uma performance artística com canções e leitura de poesias e textos que tratam de temas relacionados ao período da ditadura nos países da América Latina.

Além da coordenação do professor Sandro, o projeto contou com o apoio dos estudantes do 3º Ano de Comércio Exterior, Isabella Sousa Cavalcante, Miguel Martins dos Santos e Silva e Palloma Porto Nascimento Ferreira, responsáveis pela coordenação de execução da instalação.

A proposta convida o público a revisitar capítulos marcados pela censura, violência e apagamento histórico em diversos países da América Latina. Por meio de painéis, a instalação mostra como regimes autoritários tentaram impor uma escuridão fabricada, apagando vozes, culturas e memórias. Ainda assim, evidencia como a resistência encontrou caminhos para sobreviver, persistir e ecoar, mesmo nos períodos mais sombrios.

 

A Instalação

De acordo com o coordenador do projeto, professor Sandro: “esta instalação tem como objetivo expor os anos de escuridão, dor e violência que marcaram a história latino-americana. Essas memórias são de fundamental importância e não podem ser negligenciadas”.

Segundo ele, o espaço busca ser, além de um compêndio dos ecos do tempo que moldaram nosso passado, um convite à reflexão e uma lembrança constante do ponto em que nos encontramos na história — para que, sob nenhuma circunstância, desejemos, nem jamais permitamos, retornar a esse estágio sombrio.

Todos os materiais apresentados foram produzidos pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos cursos de Edificações, Química e Comércio Exterior, que se dedicaram à pesquisa, à organização de dados, à criação visual e à interpretação histórica.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página