Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação

Mestrados ofertados no Câmpus Goiânia do IFG recebem notas 4 e 3 na avaliação da Capes

Publicado: Terça, 13 de Janeiro de 2026, 13h53 | Última atualização em Terça, 13 de Janeiro de 2026, 15h23

Programas de Mestrado Profissional em Tecnologia (PPGTGS) e de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) foram bem avaliados na Avaliação Quadrienal 2021-2024

Mestrado Profissional em Tecnologia e Mestrado Acadêmico em Educação do IFG obtêm notas 4 e 3 na Capes.
Mestrado Profissional em Tecnologia e Mestrado Acadêmico em Educação do IFG obtêm notas 4 e 3 na Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal de Goiás (IFG), que ofertam mestrado profissional e mestrado acadêmico em suas respectivas áreas, foram bem avaliados na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2021-2024. Os resultados da avaliação foram divulgados na segunda-feira, 12 de janeiro.

O Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade conquistou nota 4. Já o Mestrado Acadêmico em Educação obteve a nota 3 em sua primeira avaliação. Esses dois cursos de pós-graduação são ofertados no Câmpus Goiânia do IFG.

A avaliação Quadrienal da Capes analisa os programas de pós-graduação stricto sensu em todo o país. Os resultados da avaliação periódica são expressos em notas, numa escala de 1 a 7. Os resultados divulgados referem-se a avaliação mais recente realizada pela Capes no período de 2021 a 2024.

PPGTGS: elevação da nota
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) do IFG elevou a sua nota de 3 para 4 na mais recente avaliação quadrienal da Capes. O coordenador do PPGTGS, professor Daywes Pinheiro Neto, explica que é a primeira vez que o programa atinge a nota 4 desde a sua aprovação. “ A elevação da nota de 3 para 4 representa um marco importante para o PPGTGS, pois consolida o programa no Sistema Nacional de Pós-Graduação e reconhece a maturidade acadêmica alcançada em poucos anos de funcionamento, reforçando sua relevância institucional e regional”, destaca.

De acordo com o resultado da avaliação, o PPGTGS se destacou pela coerência entre área de concentração, as linhas de pesquisa e os projetos; o caráter interdisciplinar do programa; a qualidade da estrutura curricular; a produção científica e tecnológica; a inserção regional, nacional e internacional; as ações de extensão; o impacto social das dissertações, com destaque para desenvolvimento de tecnologias, softwares, patentes, startups e parcerias com o setor público e privado; além da infraestrutura e dos processos de autoavaliação.

O PPGTGS do IFG teve início em 2021, a partir da aprovação de uma nova proposta de mestrado profissional, após o encerramento do programa anterior. Desde então, o programa vem se consolidando com foco nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias de Sistemas de Produção Limpa, atuando nas áreas de energias renováveis, de modelagem de sistemas e também em tecnologia e gerenciamento de resíduos.

Segundo a coordenação do PPGTGS, ao longo do quadriênio 2021-2024, o corpo docente foi ampliado, ocorreu o fortalecimento de parcerias, a conquista de bolsas, além do desenvolvimento de produtos tecnológicos, impactando significativamente na formação profissional e na sociedade.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) do IFG pelo site: teclimpa.ifg.edu.br

PPGE: nota 3 em sua primeira avaliação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do IFG, que oferece o mestrado acadêmico na área, conquistou a nota 3. O PPGE foi criado em 1 de fevereiro de 2022, e passou pela sua primeira avaliação quadrienial da CAPES (2021-2024), apresentando relatório proporcional aos seus três primeiros anos de atividade (2022-2024).

O PPGE do IFG oferece o Mestrado Acadêmico em Educação, visando formar docentes e pesquisadores para o ensino básico e superior, com foco na  educação em geral e, especialmente, nas questões relativas à educação e trabalho. 

“É o primeiro Programa Acadêmico em Educação aprovado em um Instituto Federal da região Centro-Oeste e o quarto na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica demarcando, com esta nota 3, o compromisso social da Instituição e o comprometimento com as necessidades regionais, nacionais e internacionais”, ressalta a coordenadora do PPGE, professora Suzana Lopes de Albuquerque.

Entre os destaques do resultado avaliação quadrienal, o PPGE foi bem avaliado nas seguintes metas: alinhamento do Programa e qualificação da formação; produção acadêmico-científica docente e discente; autoavaliação e planejamento; inserção na dinâmica acadêmico-científica e social e internacionalização.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do IFG no site: ifg.edu.br/ppge

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página