Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Certificação

Câmpus Goiânia realiza certificação de estudantes dos cursos técnicos da EJA e subsequentes

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 16h15

Concluintes dos cursos técnicos em Cozinha/Gastronomia, Eletrotécnica e Mecânica receberam seus certificados em solenidade no Teatro do IFG

A solenidade de certificação de estudantes dos cursos técnicos da EJA em Cozinha/Gastronomia e subsequentes em Eletrotécnica e Mecânica do Câmpus Goiânia do IFG ocorreu no dia 30 de janeiro de 2026, no Teatro do IFG.
A solenidade de certificação de estudantes dos cursos técnicos da EJA em Cozinha/Gastronomia e subsequentes em Eletrotécnica e Mecânica do Câmpus Goiânia do IFG ocorreu no dia 30 de janeiro de 2026, no Teatro do IFG.

Na noite da última sexta-feira, 30 de janeiro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou a solenidade de certificação de estudantes concluintes dos cursos técnicos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Cozinha/Gastronomia e dos cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e Mecânica. O evento ocorreu no Teatro do IFG e reuniu 33 formandos, além de familiares, amigos e servidores da Instituição.

Embora não seja um ato obrigatório no IFG, a solenidade de certificação representa um momento simbólico de celebração das conquistas acadêmicas dos estudantes, possibilitando o reconhecimento público dos novos profissionais certificados pelo Câmpus Goiânia.

A formanda do curso técnico em Cozinha (EJA), Viviane Caixeta de Melo, proferiu o juramento em nome das turmas.

A juramentista da cerimônia foi a formanda do curso técnico em Cozinha (EJA), Viviane Caixeta de Melo. O discurso em nome das turmas foi proferido por Alessandra Ferreira da Cunha, também concluinte do curso técnico em Cozinha (EJA). Em sua fala, a oradora agradeceu aos professores e servidores da Instituição pelo apoio e incentivo ao longo da formação.

O discurso em nome das turmas foi proferido pela formanda do curso técnico em Cozinha (EJA), Alessandra Ferreira da Cunha.

“Aqui fica registrada a frase que se tornou símbolo da nossa turma: Segue o líder! Mais do que palavras, ela representa atitude, confiança e companheirismo. Aprendemos que liderar também é saber ouvir, apoiar e dar o exemplo. Aos servidores desta Instituição, nosso agradecimento pelo suporte durante toda essa caminhada. O trabalho de vocês fez a diferença para que pudéssemos chegar até aqui”, destacou Alessandra da Cunha.

 

Professores que compuseram a mesa diretiva da solenidade de certificação: O coordenador do curso técnico subsequente em Mecânica, professor Ricardo Orcélio Miranda de Oliveira Júnior; o coordenador do curso técnico subsequente em Eletrotécnica, professor Edni Nunes de Oliveira; o diretor-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professor Vinícius Carvalhaes; a gerente de Apoio Acadêmico e Assuntos Estudantis (GAAE), professora Alessandra Rodrigues Duarte; e a coordenadora do curso técnico em Cozinha/Gastronomia (EJA), professora Lisandra Lavoura.

A mesa diretiva da solenidade foi composta pelo diretor-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professor Vinícius Carvalhaes; pela gerente de Apoio Acadêmico e Assuntos Estudantis (GAAE), professora Alessandra Rodrigues Duarte; pela coordenadora do curso técnico em Cozinha/Gastronomia (EJA), professora Lisandra Lavoura; pelo coordenador do curso técnico subsequente em Mecânica, professor Ricardo Orcélio Miranda de Oliveira Júnior; e pelo coordenador do curso técnico subsequente em Eletrotécnica, professor Edni Nunes de Oliveira.

Em seu pronunciamento, o diretor-geral do Câmpus Goiânia do IFG destacou os desafios enfrentados pelos estudantes ao longo da formação. “Muitos de vocês conciliaram jornadas duplas ou triplas, enfrentaram desafios pessoais e reorganizaram suas rotinas para estarem aqui. Essa conquista não é apenas técnica, é humana. O diploma que recebem carrega histórias de resiliência, disciplina e determinação. Os cursos técnicos do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Goiânia, têm papel fundamental no fortalecimento da educação profissional em nosso Estado”, afirmou o professor Vinícius Carvalhaes.

Novos técnicos certificados

A formanda do curso técnico em Cozinha (EJA), Maria Lélia Messias da Cruz recebeu flores de sua filha, Melissa Vitória, antes do início da certificação.

Concluinte do curso técnico em Cozinha (EJA), Maria Lélia Messias da Cruz recebeu o certificado acompanhada da filha, Melissa Vitória Messias, que a entregou flores. Ela relembrou as dificuldades enfrentadas durante o curso, iniciado no período da pandemia, e celebrou a conquista com emoção. A partir de agora, Maria Lélia espera ingressar no mercado de trabalho na área de Gastronomia.

A formanda do técnico em Cozinha (EJA), Percila Geogina Maranhão Sousa, recebeu o abraço de seu neto, Mateus, antes do início da solenidade de certificação.

A formanda Percila Geogina Maranhão Sousa, que esteve acompanhada do neto Mateus, destacou o impacto pessoal da formação. “Cada vez que retorno ao IFG, sinto uma mistura de sensações muito boas. Aqui me reencontrei em vários momentos da minha vida. Cresci como pessoa, aprendi muito e evoluí na área que sempre gostei, que é cozinhar”, afirmou.

Percila contou que tinha o desejo de estudar no IFG, mas acreditava que o câmpus ofertava apenas cursos superiores. Sobre o curso técnico em Cozinha, ela definiu a experiência como enriquecedora. “Foi um grande aprendizado. A palavra que resume tudo é gratidão aos professores, pela paciência e pelo cuidado em ensinar o passo a passo de coisas simples, mas muito valiosas”, ressaltou.

O chef David Pereira de Jesus, que atua há cerca de 40 anos na área da Gastronomia, também celebrou a certificação. “O curso técnico proporciona um aprendizado mais estruturado. A certificação traz mais segurança e credibilidade”, avaliou. Ele e a esposa, Valdira Paixão — que também concluiu o curso técnico em Cozinha no Câmpus Goiânia — participaram da solenidade com orgulho.

O formando e chef, David Pereira de Jesus, e sua esposa, Valdira Paixão, ambos concluíram o curso técnico no Câmpus Goiânia do IFG na área de Gastronomia.

O casal destacou ainda a influência do filho, Rosinaldo Miranda, conhecido no meio musical como Sarará Miranda, graduado em Licenciatura em Música pelo Câmpus Goiânia, como principal incentivador para que ambos retornassem aos estudos e concluíssem a formação na EJA.


Mais fotos da solenidade de certificação realizada no dia 30 de janeiro de 2026 estão disponíveis nas redes sociais do Câmpus Goiânia.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página