Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

Curso PartiuIF do Câmpus Goiânia alcança 100% de aprovação na seleção dos técnicos integrados 2026/1

Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 12h24 | Última atualização em Quarta, 04 de Fevereiro de 2026, 16h15

Os estudantes participantes do cursinho ofertado no Câmpus Goiânia foram aprovados na seleção 2026/1

Curso PartiuIF do Câmpus Goiânia alcança 100% de aprovação na seleção dos técnicos integrados 2026/1
Curso PartiuIF do Câmpus Goiânia alcança 100% de aprovação na seleção dos técnicos integrados 2026/1

O curso PartiuIF, ofertado pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), registrou um excelente resultado, com 100% de aprovação dos estudantes participantes no processo seletivo dos cursos técnicos integrados para o semestre 2026/1 da Instituição. Dos 27 estudantes matriculados no curso PartiuIF no Câmpus Goiânia em 2025, 25 realizaram a prova e todos foram aprovados na seleção dos cursos técnicos integrados 2026/1 do IFG em primeira e segunda chamadas.

De acordo com a coordenadora da edição 2025 do PartiuIF no Câmpus Goiânia do IFG, a servidora técnico-administrativa Daniela Hilda de Souza Siqueira, o balanço é extremamente positivo. “Com a publicação do resultado em segunda chamada, tivemos 100% de aprovação. Todos os 25 que fizeram a prova passaram, o que demonstra a efetividade do curso”, destacou.

Segundo ela, além dos números expressivos, os bons resultados vão além da aprovação. “O curso foi fundamental,  porque ampliou a autoestima e o sentimento de pertencimento de todos eles, estimulando-os na vida escolar. Fizemos quatro simulados. Do primeiro para o último, foi possível ver a progressão da grande maioria”, avalia a coordenadora Daniela.

Ao longo da formação realizada em 2025, os participantes do curso PartiuIF no Câmpus Goiânia realizaram quatro simulados, o que possibilitou acompanhar a evolução do desempenho dos estudantes participantes.

Experiências dos estudantes
Os relatos dos participantes confirmam a importância do PartiuIF em suas trajetórias. A estudante Laura Vieira Soares, egressa da Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, contou que soube do curso pelas redes sociais do Instituto. “Achei o curso essencial para o meu desenvolvimento, tanto para a prova do IF quanto para a escola”, afirmou. Laura foi aprovada no curso técnico integrado em Edificações no Câmpus Goiânia do IFG.

Mônica Barbosa Silva, que estudava o 9º ano na Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito, também destacou a contribuição do projeto. Aprovada no curso técnico integrado em Eletrônica no Câmpus Goiânia do IFG, ela ressaltou que teve contato com conteúdos ainda não vistos na escola. “Principalmente em Português e Ciências. Os professores estavam sempre dispostos a tirar dúvidas e explicar quantas vezes fosse necessário”, relatou.

Já Rhyan Junio Gomes Martins, aprovado no curso técnico integrado em Eletrotécnica no Câmpus Goiânia do IFG, avaliou a experiência de forma positiva. “Foi muito bom participar do PartiuIF. Os professores são ótimos profissionais e sempre estavam dispostos a tirar qualquer dúvida”, disse.

Para Henryque Batista de Campos, egresso da Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussen e aprovado no curso técnico integrado em Eletrônica no Câmpus Goiânia do IFG, o curso PartiuIF representa uma porta de entrada para os Institutos Federais. “O PartiuIF garante aos estudantes uma oportunidade de ingressar nos Institutos Federais que, sem ele, talvez não fosse possível. Além disso, nos permite conhecer a instituição de forma descontraída e intuitiva”, avaliou.

Desafios
Apesar dos bons resultados, a equipe organizadora do curso PartiuIF no Câmpus Goiânia aponta os desafios enfrentados em 2025 na oferta da formação, como: a limitação de espaços físicos, acesso restrito a laboratórios e a ausência de lanche para os estudantes, o que impacta a permanência no curso. Outra questão foi a não entrega do material didático prometido pelo Ministério da Educação (MEC).

Ainda assim, a coordenação do curso PartiuIF no câmpus destacou o apoio da Coordenação de Recursos Didáticos e Ambientes de Uso Comum (Cordi) e da equipe gestora do Câmpus Goiânia, que acolheram o projeto, avalia a coordenadora Daniela Hilda de Souza Siqueira.

Próxima edição
Segundo a coordenação, a previsão é que o edital do curso PartiuIF 2026 seja lançado no início de março. O curso é destinado exclusivamente a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página