Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Iniciação científica

Câmpus Goiânia realiza XIII Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2026, 17h35 | Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2026, 17h04

Durante o evento foram apresentados aproximadamente 100 trabalhos desenvolvidos por estudantes no câmpus

imagem sem descrição.

 O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou, nos dias 2 e 3 de setembro, a 13ª edição do Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica (XIII SLICT). Organizado pela Coordenação de Pesquisa e Inovação, o evento reuniu estudantes, pesquisadores e comunidade para a apresentação e discussão de resultados de projetos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos no câmpus.

Durante a abertura do evento, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, professor Cristiano Aparecido da Costa, destacou as oportunidades de participação dos estudantes em projetos de pesquisa e iniciação científica, inclusive no Ensino Médio, e ressaltou a importância dessa experiência para a formação e o futuro dos estudantes. “A gente tem que se dedicar, se desenvolver, porque isso vai reverberar no futuro de vocês”, afirmou, incentivando os alunos.

Professora Cláudia Helena dos Santos Araújo ministra a palestra de abertura

A palestra de abertura, ministrada por Cláudia Helena dos Santos Araújo, docente do Câmpus Anápolis do IFG, com atuação no Mestrado Acadêmico em Educação e no Mestrado Profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), abordou as possibilidades, os impactos e as limitações do uso da Inteligência Artificial na pesquisa científica. Com o tema “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, a atividade promoveu reflexões sobre as transformações que essas ferramentas vêm provocando na produção do conhecimento e a importância de seu uso responsável e ético, com adequação às diretrizes instituídas. Segundo a professora, a grande questão atual é: “De que modo estamos pensando a inteligência artificial no desenvolvimento, na elaboração do pensamento teórico e no desenvolvimento do pensamento crítico?”.

Para a coordenadora de Pesquisa e Inovação e do XIII SLICT, professora Gabriela Cristina Ribeiro Pacheco, a abertura do evento foi um momento importante para reforçar o papel da iniciação científica e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes. “A palestra de abertura sobre inteligência artificial trouxe uma discussão cada vez mais presente no mundo acadêmico, considerando as novas possibilidades para a pesquisa e também os desafios para seu uso ético e responsável. Esperamos que o seminário seja um espaço de troca de experiências e de fortalecimento da pesquisa no câmpus”, afirmou.

Durante o seminário, foram apresentados aproximadamente 100 projetos desenvolvidos com apoio de programas de iniciação científica e tecnológica, como PIBIC-EM, PIBIC-EM-Af, PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e PIBITI-Af.


XVII Epígrafe integra programação do XIII SLICT

Integrando a programação do XIII SLICT, a XVII Epígrafe, evento tradicional da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, teve como tema “Ihi e Ró — Vozes que ensinam e permanecem conosco”. A iniciativa acolheu os novos estudantes em dois dias de atividades voltadas à memória, à escuta, à produção científica, ao cinema e às linguagens.

Nesta edição, a Epígrafe homenageou o estudante Jesserino Tserenhitséwe Uratse, do povo Xavante/A'uwẽ Uptabi, falecido em maio, reafirmando a permanência de sua história e de seus ensinamentos no espaço acadêmico. A programação também contou com a mesa “Cinema e Linguagens” e com a apresentação de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da Licenciatura em Letras e do Ensino Médio, sob orientação de docentes da área.

O evento tem como objetivo apresentar a licenciatura aos estudantes ingressantes, promovendo o contato com temas atuais relacionados à formação e aos desafios dos futuros profissionais da área de Letras.

 

Veja fotos do XIII SLICT e da XVII Epígrafe


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página