Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
consciência negra

CPPIR e Projeto Meninas CEEC organizam atividades para o mês da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2025, 15h07 | Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 16h06

 Objetivo é dar visibilidade ao debate sobre as relações étnico-raciais no Brasil

 

A Comissão de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do IFG-Câmpus Inhumas, em parceria com o Projeto Meninas CEEC (de incentivo às meninas nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação), está promovendo diferentes atividades voltadas para o mês da Consciência Negra. As ações seguem até a primeira semana de dezembro e os estudantes que participarem receberão certificação.  

"As ações promovidas pela CPPIR  Local, em parceria com o projeto Meninas CEEC, têm o objetivo de dar visibilidade ao debate sobre as relações étnico-raciais no Brasil e o necessário enfrentamento às práticas racistas que atravessam o nosso cotidiano nos espaços públicos e privados", destaca a professora Ana Júlia Rodrigues Carvalho, membro da CPPIR Local. Os dias e horários da programação podem ser acessados logo abaixo, nas imagens. 

De acordo com a professora Ana Júlia, em pleno 2025, o Brasil se vê diante do desafio de desconstruir o mito da democracia racial que ainda impede o enfrentamento ao racismo e, como consequência, impede o desenvolvimento de uma democracia que, de fato, inclua todas as pessoas. "Há algumas semanas, por exemplo, nosso país testemunhou o assassinato de mais de 120 pessoas em comunidades periféricas no Rio de Janeiro, promovido por autoridades policiais, sob a justificativa de que estavam envolvidos com o tráfico de drogas. Temos a chance de fortalecer e articular ações de várias políticas públicas, junto às políticas educacionais, para promover o acesso, a permanência e êxito daqueles que tiveram o acesso negado à esses espaços desde a fundação desse território chamado Brasil", comentou a professora.  

Atualmente, os membros da CPPIR Local são os seguintes: Larissa Stefane Rodrigues de Lima, Ana Júlia Rodrigues Carvalho,  Kemuel Kesley Ferreira dos Santos, Mario Martins Neves Júnior, Mateus Almeida de Freitas, Ana Júlia Rodrigues do Nascimento,  Geovanna Carolina Gomes De Souza (discente) e Adriel Giliolli dos Santos (discente). 

Confira a programação voltada para o mês da Consciência Negra:

 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas).

 

Fim do conteúdo da página