Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Libras

Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG ganha novo sinal em Libras

O novo sinal foi criado e apresentado por estudantes surdos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

  • Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2025, 13h20
  • Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2025, 14h44
Tanael Rodrigues dos Santos, estudante do curso de Pedagogia Bilíngue, no vídeo informativo sobre o novo sinal do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG
Tanael Rodrigues dos Santos, estudante do curso de Pedagogia Bilíngue, no vídeo informativo sobre o novo sinal do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG tem um novo sinal em Libras, que denomina o câmpus de forma mais específica, facilitando sua identificação em relação a outros câmpus do IFG e mesmo de outros Institutos Federais. O sinal foi criado por estudantes surdos do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.

O novo sinal é feito com o indicador de uma mão projetado na horizontal, enquanto os dedos indicador e médio da outra mão descem em movimento vertical tocando o indicador e fazendo um giro (veja imagem e vídeo abaixo explicando a configuração das mãos e o movimento). Até recentemente, o sinal do IFG Aparecida era a sequência de três sinais distintos: o sinal de IF + o sinal de câmpus + o sinal da cidade de Aparecida de Goiânia.

O novo sinal do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia foi anunciado pelos estudantes surdos Jocenildo Silva dos Santos e Tanael Rodrigues dos Santos, em uma palestra realizada em comemoração do Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, e já está sendo utilizado por intérpretes de Libras e pela comunidade do IFG Aparecida. Jocenildo e Tanael explicam que quando os surdos viajam a outros estados para participar de eventos observam que as instituições bilíngues ou as que oferecem cursos de Libras têm sinal específico, como é o caso do Câmpus Palhoça Bilíngue, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Segundo os estudantes, em Goiás, o sinal do Câmpus Aparecida se confundia com outros câmpus na sinalização em Libras.

A inspiração para o novo sinal vem da história da cidade, que tem a estátua de uma casal de idosos sentados em um banco na praça matriz, onde foi construída a capela que marca o nascimento de Aparecida de Goiânia. Além de simbolizar o casal, o movimento dos dedos indicador e médio fazem o sinal da palavra “bilíngue”.

 

Construção de identidade e reconhecimento

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG, João Ferreira de Araújo Júnior, "essa ação é um marco histórico que legitima, ainda mais, a nossa instituição como pertencente à comunidade surda". Para o professor, a iniciativa dos estudantes surdos consolida o IFG Aparecida como instituição pública que se faz na riqueza das diversidades que compõem o câmpus.

O coordenador do curso relata que a apresentação do sinal pelos estudantes foi feita diante de mesa composta por pessoas surdas (um  professor surdo efetivo, um professor surdo temporário, uma professora surda egressa da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e um graduando surdo da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) e que não houve nenhuma contestação formal da comunidade surda sobre o sinal. Ele explica que a comunidade surda tem autonomia sobre a legitimação do sinal.

Confira no vídeo abaixo uma explicação sobre o novo sinal em Libras do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A voz que faz a tradução para o Português no vídeo é do intérprete Rennon Franklim Araújo de Oliveira:

   

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página