Consup aprova metodologia e cronograma do 3º Congresso Institucional do IFG
O evento contemplará os debates sobre o PPPI e o PDI 2026/2030 e a atualização das políticas institucionais da Instituição
O Conselho Superior (Consup) publicou, por meio da Resolução nº 279, a metodologia que dispõe sobre a realização do 3º Congresso Institucional do Instituto Federal de Goiás (IFG). Além de contemplar o debate a respeito do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2026/2030), o Congresso, que deve ser realizado ao longo de 2026, dará continuidade aos trabalhos de revisão e atualização das políticas institucionais. A resolução inclui também o cronograma oficial do evento. Acompanhe todas as informações sobre o Congresso em: www.ifg.edu.br/congressoinstitucional
A metodologia aprovada pelo Conselho Superior do IFG propõe a criação de instâncias e etapas de elaboração que têm por objetivo permitir a participação democrática da comunidade acadêmica e eleger os delegados que participarão dos processos decisórios referentes à atualização dos documentos institucionais. Além de trazer uma visão geral do processo de discussão do PPPI e da construção do PDI 2026/2030, a metodologia apresenta o detalhamento das comissões temáticas e traz um cronograma de atividades.
Previsto no artigo 14 da Lei nº 11.892/2008, o PDI é um instrumento de planejamento e gestão que deve estabelecer os objetivos e as metas institucionais, além de definir as ações estratégicas que devem ser desenvolvidas dentro de um prazo de cinco anos, a partir dos anseios da comunidade acadêmica. A participação da comunidade é assegurada por lei. O PPPI visa estabelecer princípios e diretrizes destinadas a orientar o trabalho pedagógico institucional relativo às ações em âmbito educacional no seu sentido mais stricto. O desdobramento das suas proposições indica também o estabelecimento da identidade institucional e das formas de interlocução do IFG com a sociedade e vice-versa.
CRONOGRAMA OFICIAL
Segundo o cronograma proposto, até dezembro de 2026 serão realizadas atividades como seminários, reuniões técnicas, eleições de delegados e plenárias presenciais. A primeira etapa abrange a aprovação da metodologia e do cronograma, a composição da Comissão Central e a sensibilização da comunidade acadêmica, especialmente por meio de visitas às unidades do IFG.
Na segunda fase, serão realizadas reuniões técnicas para elaboração dos cadernos temáticos e sistematização das propostas. Os seis eixos temáticos do 3º Congresso Institucional do IFG são: Ensino; Extensão e Cultura; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Gestão Democrática, Administrativa, Orçamentária e Financeira; Gestão de Pessoas e Condições de Trabalho; Ingresso, Permanência e Êxito.
Já na terceira etapa, acontecerão as plenárias presenciais para deliberar e votar as propostas do PPPI e do PDI. As comissões temáticas serão compostas por membros natos e eleitos de diferentes segmentos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, técnicos administrativos e estudantes. A participação dos três segmentos também será reproduzido para a eleição dos delegados das plenárias finais da terceira fase. Ao final do processo, as propostas aprovadas serão sistematizadas nas minutas finais do PPPI e do PDI, que serão enviadas para revisão jurídica e aprovação pelo Conselho Superior (Consup).
Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional


Redes Sociais