IFG participa do lançamento da campanha “Carnaval sem Racismo” do Ministério da Igualdade Racial
Ação integra projeto do IFG/MIR “Promoção da Cidadania Antirracista, da Reparação Histórica e do Desenvolvimento Socioeconômico da População Negra”
Nesta semana, dois momentos marcam o lançamento oficial da campanha “Carnaval Sem Racismo”, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial para a promoção e a valorização da cultura negra. O primeiro deles ocorreu na segunda, 12, no Baródromo, no Rio de Janeiro, com as presenças da reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon, das ministras Anielle Franco, do Ministério da Igualdade Racial (MRI), e Macaé Evaristo, Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, e de autoridades e lideranças locais. Na sexta-feira, 16 de janeiro, a campanha será lançada em Camaçari, na Bahia. A ação integra o projeto “Promoção da Cidadania Antirracista, da Reparação Histórica e do Desenvolvimento Socioeconômico da População Negra”, realizado pelo IFG em parceria com o MRI.
A campanha “Carnaval Sem Racismo” tem por objetivo a prevenção e o enfrentamento de práticas racistas, como injúria racial, fantasias ofensivas e estereotipadas, violências simbólicas e discriminação durante o Carnaval, tanto nos espaços de rua quanto nos eventos oficiais, incluindo blocos, ensaios, quadras e desfiles de escolas de samba, e conta com materiais gráficos educativos para distribuição aos foliões.
Haverá distribuição de adesivos, leques e outros materiais com mensagens que alertam que as ofensas a uma pessoa em razão da cor da pele é um ato de injúria racial e advertem que os temas e a estética negra não podem ser motivo de chacota ou de fantasias estereotipadas. Além disso, a campanha também tem por objetivo incentivar as vítimas a registrarem as denúncias, seja por meio do Disque 100 ou pela ouvidoria do Ministério da Igualdade Racial (ouvidoria@igualdaderacial.gov.br), já que essas instâncias podem orientar e auxiliar as vítimas para o registro junto aos órgãos oficiais, a exemplo das delegacias de polícia.
Projeto
O Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, é o responsável por desenvolver o projeto “Promoção da Cidadania Antirracista, da Reparação Histórica e do Desenvolvimento Socioeconômico da População Negra” que abriga essa campanha e que articula metas e outras ações educativas, culturais e de extensão voltadas ao enfrentamento do racismo e à valorização da população negra em diferentes territórios do país.
A coordenação geral do projeto está sob a responsabilidade do professor do IFG, Herick Soares de Santana, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por servidores de diversos câmpus, reforçando o caráter institucional e colaborativo da proposta.
Entre as metas, destacam-se ações de incidência antirracista, com o combate ao racismo ambiental e a promoção da cidadania em espaços públicos. O projeto também contempla ações de letramento racial e acolhimento durante o período do Carnaval, além do fortalecimento da memória e do território por meio das Rotas de Vivência Antirracista na Pequena África e incluirá a realização de seminários e a seleção de projetos voltados ao letramento racial. Outra frente estratégica é a estruturação do Aquilombar Hub, que será um espaço de incubação de negócios e formação cidadã, voltado ao apoio às iniciativas de inovação social e às ações de extensão em parceria com o IFG.
Diretoria de Comunicação Social/MIR/Agência Brasil


Redes Sociais