Maioria dos estudantes do PartiuIF foi aprovada na seleção do IFG
Curso de preparação para ingresso e permanência no ensino médio integrado do IFG voltará a ser ofertado neste ano
O curso PartiuIF de preparação para ingresso e permanência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertado nos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) no ano passado, cumpriu seu primeiro objetivo: a maioria de seus estudantes foi aprovada na seleção 2026. Foram 259 aprovados (59%) de um total 437 inscritos no processo seletivo.
Quem esteve no PartiuIF e foi aprovado está comemorando o resultado e reconhece a importância do programa. "O curso foi bem importante para mim, porque expandiu meus conhecimentos sobre diversos temas e, através dele, eu me senti motivado a estudar para a prova", disse Henryque Batista de Campos, que foi aprovado para o curso de Eletrônica, no Câmpus Goiânia.
A estudante Laura Vieira Soares, aprovada para o curso de Edificações, também no Câmpus Goiânia, disse que o curso foi fundamental para a sua aprovação. "Aprendi muita coisa mesmo; o curso é importante principalmente porque somos alunos de escolas públicas, que muitas vezes não têm tantos recursos quanto as escolas privadas", afirma.
Recomendação
Laura estudou na Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, no Setor Santo Hilário, e Henryque estudou na Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussen, no Bairro Feliz, ambas em Goiânia. Já Alessandro Guedes de Almeida, aprovado para o curso de Edificação, no Câmpus Aparecida de Goiânia, estudou na Escola Municipal Caraíbas, no mesmo município do câmpus.
Ele ressaltou a importância do PartiuIF como reforço do aprendizado. "O curso reforçava o que eu via na escola; então foi muito bom principalmente nas disciplinas que eu tinha dificuldade", contou.
Os três recomendam aos estudantes do 9º ano que se inscrevam para o curso PartiuIF 2026. "Eu super-recomendo, pois ele abre portas e proporcionam experiências acadêmicas e sociais", afirmou Henryque. "O curso pode ajudar os estudantes que tinham dificuldades como eu tinha", disse Alessandro". "É uma grande oportunidade", resume Laura.
Oferta
Em 2025, o IFG ofertou 600 vagas para o curso PartiuIF. Desse total, 437 fizeram a seleção 2026 para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os outros 163 foram estudantes, que fizeram a preparação na cidade de Goiás, em Cavalcante e em Quirinópolis, não participaram da seleção 2026. Na cidade de Goiás, por não haver concorrência, todos estão aptos para realizarem suas matrículas. Em Cavalcante e Quirinópolis, os câmpus do IFG ainda estão em construção e não houve seleção para o primeiro semestre deste ano.
O curso faz parte do Programa PartiuIF: Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFG, o curso é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação do Programa PartiuIF. Em 2026, novas turmas serão ofertadas.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.


Redes Sociais