Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
divulgação científica

Revista IFG Faz Ciência chega à segunda edição

Nova série de reportagens sobre as pesquisas desenvolvidas no IFG estão reunidas na publicação

  • Publicado: Segunda, 02 de Fevereiro de 2026, 16h56
  • Última atualização em Segunda, 02 de Fevereiro de 2026, 16h59
imagem sem descrição.

 

Uma nova edição da revista IFG Faz Ciência - Um projeto para divulgar o conhecimento chega nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, ao público. Ela dá continuidade ao Programa de Divulgação e Popularização da Ciência, criado para socializar com as comunidades interna e externa os diversos projetos de pesquisa já desenvolvidos ou em desenvolvimento na Instituição.

A segunda edição da revista traz cinco reportagens especiais, publicadas nos meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026, que apresentaram ao público cinco projetos de pesquisa/extensão, revelando a diversidade do saber científico.

A primeira reportagem apresentou o mundo das abelhas e a criação de uma rede de intercâmbio que une conhecimento científico e saber popular, para apoiar e valorizar a diversidade da produção apícola na região do corredor Anápolis-Brasília.

Na segunda reportagem, o assunto foi o ensino da química no ensino médio. O projeto desenvolvido no IFG comprovou que simplificar o ensino e aproximá-lo da vida cotidiana é o caminho para desmistificar a disciplina que é temida por muitos.

Já a terceira reportagem da segunda edição da série IFG Faz Ciência abordou uma investigação da relação entre cursos ofertados e o alcance geográfico do Câmpus Valparaíso.

Na quarta reportagem, os leitores conheceram uma pesquisa que resultou na criação de um sistema inteligente para a detecção de problemas em painéis fotovoltaicos, o que facilita a manutenção das usinas solares e aumenta a eficiência energética.

Na quinta e última reportagem da segunda série IFG Faz Ciência, a questão energética continuou em pauta, com uma pesquisa sobre a matriz energética do estado de Goiás. O projeto, que ainda está em desenvolvimento, quer chegar à organização de dados para ajudar na construção de políticas públicas para o setor energético.

 

Acesse a revista.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página