Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SNCT

Realização de Feira de Ciências marca o encerramento da SNCT no IFG

Publicado: Terça, 28 de Outubro de 2025, 12h13 | Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 19h34

Evento que começou no dia 20 terminou nesta quinta-feira, 23, e teve em sua programação diversas atividades

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa (à direita); e diretora de Pesquisa e Inovação, Lorenna Costa, durante a solenidade de premiação da 2º Fecin
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa (à direita); e diretora de Pesquisa e Inovação, Lorenna Costa, durante a solenidade de premiação da 2º Fecin

Com um momento de encontro, troca e construção coletiva do conhecimento científico, foi finalizada nesta quinta-feira, 23 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento que teve como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, começou na segunda-feira, 20, e contou com uma programação diversificada, que envolveu a comunidade acadêmica e o público externo.

A Feira Integrada de Ciências do IFG (FeCin) foi um dos pontos altos da programação desta quinta-feira, 23 de outubro. O evento, cujo objetivo é aproximar a ciência da comunidade escolar e da sociedade em geral, por meio da apresentação de trabalhos, buscou mostrar que a ciência está presente no nosso cotidiano e pode ser compreendida e transformada por todos.

 

Experiências acadêmicas, humanidade e rito de passagem

O professor do Câmpus Aparecida de Goiânia, Kelio Junior Santana Borges, orientador de pesquisas apresentadas na Fecin e premiado nesta quinta-feira com dois trabalhos, falou um pouco sobre o evento: “o universo acadêmico para mim é muito importante como pesquisador. E continuar trazendo trabalhos para eventos como este é uma maneira de eu continuar me atualizando dentro daquilo que eu estudo. Só que o mais interessante e gratificante é ver esses alunos tendo os momentos deles também”.

“Quando eu os vejo aqui apresentando trabalho, eu me emociono o tempo todo. Ontem mesmo uma aluna nossa, uma orientanda da EJA fez metade da sala chorar porque ela falou da experiência dela. Foi muito bonito”.

Professor Kelio com alguns de seus orientandos na SNCT

Para o docente, “apesar de ser um evento de caráter técnico, a SNCT é humana, prevalece aqui o princípio da humanidade. Então, essas pessoas vêm trazendo esses trabalhos atravessados por conceitos humanos e, acima de tudo, eles vão se mostrando muito capazes. E é um prazer imenso acompanhar todo esse processo. É muito bom ver essa passagem deles. É um verdadeiro rito de iniciação e é um prazer imenso acompanhar todo esse processo. É válido demais participar. É uma experiência tanto interessante para eles, quanto para nós, orientadores”.

Kelio orientou dois trabalhos premiados na Fecin: “Nem toda beleza será punida: a trajetória trágica de corpos femininos na mitologia grega, em contos maravilhosos e na literatura moderna escrita por mulheres” (primeiro lugar); e “O cerrado e seus SERES: os indivíduos e suas vivências brutais em Hugo de Carvalho Ramos” (terceiro lugar).

 

Trabalhos premiados

A segunda edição da Fecin do IFG foi aberta à participação de estudantes e professores da Instituição, assim como de escolas públicas e conveniadas do estado de Goiás. De acordo com o edital da Feira, foram aceitos projetos e pesquisas de diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências exatas, humanas, biológicas e tecnologia. E durante a SNCT, nesta quinta-feira, foi realizada a premiação dos trabalhos. A seleção foi feita por um comitê, com experiência em feiras de ciências e trabalhos científicos. Os premiados foram apresentados pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa; e pela diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Costa.

Segundo o professor Carlos Rangel, um dos organizadores do evento, “nesta segunda edição da Fecin, foram premiados projetos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas categorias: Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias); Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Ciências Exatas e da Terra e Engenharias); Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes); Categoria Educação de Jovens e Adultos; e Categoria Meninas na Ciência, contemplando trabalhos dos municípios de Formosa, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Itumbiara, Jataí e Uruaçu”.

Confira a lista dos trabalhos premiados na 2ª Fecin:

  • Preservação dos recursos hídricos em centros urbanos: estudo de caso do laguinho do vovô em Formosa-GO
  • Potencial Antibacteriano de Extratos Foliares de Barbatimão (Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville) e de Mutamba (Guazuma ulmifolia Lam.) contra Staphylococcus sp.
  • Agentes Jovens Ambientais – IFG
  • O cerrado e seus SERES: os indivíduos e suas vivências brutais em Hugo de Carvalho Ramos
  • Os sons do Cerrado: Confecção de instrumentos musicais a partir de materiais alternativos
  • Nem toda beleza será punida: a trajetória trágica de corpos femininos na mitologia grega, em contos maravilhosos e na literatura moderna escrita por mulheres
  • Laboratório Verde: Sabão do Cerrado - Cuidado em Cada Gota
  • Terrários como Laboratórios Vivos: Educação Ambiental em Miniatura.
  • Hotel de Insetos do Cerrado: um abrigo sustentável para polinizadores
  • Potencial Antimicrobiano do Mel e do Própolis
  • O fogo no Cerrado: amigo ou inimigo? Entendendo as queimadas
  • Pé de Flor do Cerrado
  • Horta Hidropônica Automatizada
  • Dispositivos de alerta e segurança e drone de monitoramento no cerrado.
  • Biofish energia: miniusina sustentável de biodiesel
  • Jardim sensorial do Cerrado: uma Ferramenta para Potencializar a Aprendizagem de Crianças com Transtorno do Espectro Autista
  • Nascentes Vivas, Cerrado em Pé: Educação Ambiental e Cidadania Científica na Área Urbana de Uruaçu-GO
  • Vote Cerrado: uma alternativa sustentável para campanhas políticas
  • Produção de papéis reciclados com sementes nativas do Cerrado para recuperação ambiental.
  • Ensina Cerrado: cartas inclusivas do alfabeto
  • Jornada de Sabores à Consciência: Educação Alimentar e Nutricional como instrumento para a sustentabilidade do Cerrado.
  • Doação de órgãos salva vidas: o uso de jogos e peças anatômicas na sensibilização de estudantes
  • O Cerrado como Farmácia Viva: Uma proposta para valorizar comunidades e saberes tradicionais sobre plantas medicinais no Norte de Goiás

 

Mais informações sobre a Fecin podem ser vistas no site: https://mincac-top2.my.canva.site/fecin25

 

Conhecendo o IFG e apresentando pesquisas

Além da comunidade acadêmica do IFG, participaram da SNCT diversos pesquisadores de outras cidades e mesmo de outros países. Um grupo especial veio com a professora do IFG, Danielle Pereira da Costa, que é gerente de Pesquisa e Extensão do Câmpus Valparaíso. O grupo é formado por dois estudantes do 7º ano do ensino fundamental e por dois professores da Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcante, que apresentaram pesquisa na Fecin.

Danielle explicou que tudo começou em uma visita no Conhecendo o IFG, no Câmpus Valparaíso: “um grupo de alunos e professores da Escola participou da visita ao câmpus, e agora eles estão aqui apresentando suas próprias pesquisas. É a primeira vez que os estudantes estão vindo para um espaço como este, que estão saindo do próprio município para participar de uma atividade como esta. São alunos bem novinhos e estão dando conta do recado”.

Levy Costa, de 13 anos, disse que na SNCT ele teve a oportunidade de ver e usar um microscópio pela primeira vez: “é maravilhoso ter essa oportunidade e poder participar de um evento assim. Quero muito participar outras vezes”, afirmou o jovem estudante.

Intitulado “Guardiões do Cerrado: uma investigação microscópica das estratégias de sobrevivência das folhas contra o fogo e a seca”, o trabalho apresentado na Fecin por Levy e também pela estudante Olívia Pereira foi orientado pelo professor Nero Carlos de Novaes Junior e coorientado pelo professor Roger Conrado. Nero conta que “esta é uma oportunidade muito rica e importante para os estudantes”.

 

Hackathon

Durante três dias da SNCT foi realizado o hackathon “HackaMaker IFG”, que é um evento colaborativo no qual programadores, designers e outros profissionais se reúnem por um curto período, para desenvolver rapidamente soluções inovadoras para um problema específico, utilizando o trabalho em equipe e a paixão por tecnologia.

O HackaMaker IFG, de acordo com a professora do Câmpus Goiânia, Christiane Borges, foi uma iniciativa promovida pelo Criar Polo de Inovação do IFG em parceria com o Sicoob UniCentro Br, com o objetivo de estimular ideias e soluções inovadoras.

Segundo a docente, 9 equipes foram inscritas e 5 foram selecionadas para apresentações. Em primeiro lugar, foi premiada a equipe “Raccoom”, do Câmpus Itumbiara, formada pelos estudantes Eryc Dias, Anna Júlia, Anna Karolyna e Lucas Miguel. Os estudantes desenvolveram um aplicativo que envolve “análise de possíveis investidores e educação financeira”.

Em segundo lugar, ficou a equipe “Orbits”, formada pelas estudantes do Câmpus Goiânia Oeste Ana Luiza; ⁠Jasmyne Rodrigues; ⁠Ludmila; e ⁠Rafaela. Por fim, o terceiro lugar ficou com a equipe do Câmpus Goiânia “SemeIA”, formada por Diego Fabricio; Júlia; Láysa; e Munique.

Segundo Christiane, “uma maratona de inovação, como um hackathon, estimula a aplicação prática e criativa do conhecimento, e a SNCT do IFG buscou justamente aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade”.

Fazendo um balanço do evento, Christiane, que é coordenadora do LabMaker do Polo de Inovação do IFG, afirmou: “o hackathon HackaMaker IFG permitiu que estudantes e outros participantes atuassem como protagonistas, desenvolvendo soluções reais ou protótipos em resposta aos desafios propostos pelo Sicoob Unicentro Br. Foram 3 dias intensos de atividades como palestras, oficinas e mentorias”

Para saber mais sobre esse evento, acesse: https://mincac-top2.my.canva.site/hackathon-ifg-2025

 

SNCT

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) 2025 do IFG foi realizada pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), de Extensão (Proex) e de Ensino (Proen). Dentro da SNCT IFG 2025 foram realizados vários eventos, como a 18ª edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sict/IFG), a 2ª Feira Integrada de Ciências (2° FeCin); a 2ª Feira de Economia Solidária (Fesol); o Hackathon  ; o 2° Encontro Internacional da Pós-graduação (Eipós); o 2° Encontro de Núcleos Incubadores (Eni); a 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG; e o Conhecendo o IFG (CIFG).

Além desses eventos, foram realizadas várias conferências e palestras, feira de trocas de livros, apresentações artísticas, mostras científicas e oficinas de laboratórios Maker, Inteligência Artificial.

 

Veja registros da SNCT no Instagram e no Facebook do IFG

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

Fim do conteúdo da página