Estudantes do IFG Valparaíso ficaram em 3º lugar na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada
Veja como foi a dinâmica até chegar ao pódio
Arthur Silva, Fernando Daniel, Gabriel Rodrigues, alunos do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás Câmpus Valparaíso juntamente ao professor da área de Engenharia Elétrica Guilherme Ramalho (que atuou como tutor do grupo) ficaram em terceiro lugar na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada. A olimpíada é organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás em parceria com o Centro de Excelência de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás. Com a chegada ao pódio, além de uma premiação em dinheiro, haverá uma viagem de intercâmbio pelo programa Goiás pelo Mundo.
A equipe passou por duas fases classificatórias antes da chegada na grande final. O desafio final foi desenvolver uma solução de inteligência artificial para a área de saúde. O projeto do grupo do professor Guilherme buscava prever o risco de superlotação de unidades hospitalares. Foi criado um modelo de solução para o problema.
Sobre a participação na disputa, o professor Guilherme destaca: "O mais legal foi acompanhar a evolução dos alunos durante a competição e ver que eles mesmos perceberam o quanto são capazes e que todo o trabalho duro vale a pena".
A última fase aconteceu neste último fim de semana ( de 1º a 2 de novembro), na cidade de Aparecida de Goiânia em uma unidade da Escola do Futuro. As cinco melhores equipes foram premiadas. A olimpíada foi de abrangência nacional e teve 600 grupos na primeira fase. Duas outras equipes do Câmpus Valparaíso conseguiram avançar da primeira para segunda fase, do total de três fases.
Saiba mais sobre esta Olimpíada: olimpiadadeia.ceia.digital
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso


Redes Sociais