Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Trabalhos de iniciação científica são apresentados no 18º SICT
Início do conteúdo da página
SNCT

Trabalhos de iniciação científica são apresentados no 18º SICT

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2025, 13h17

Seminário foi realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG, que se encerra nesta quinta-feira

Ana Júlia Amorim Silva, aluna do Câmpus Aparecida de Goiânia, na apresentação de sua pesquisa no SICT
Ana Júlia Amorim Silva, aluna do Câmpus Aparecida de Goiânia, na apresentação de sua pesquisa no SICT

Mais de 250 trabalhos de iniciação científica, desenvolvido nos diversos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), foram apresentados durante o 18º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), que se encerrou nesta quarta-feira, 22. As apresentações ocorreram nas modalidades de pôster e comunicação oral.

O 18º SICT teve dois dias de duração e integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG, que segue nesta quinta-feira, com programações diversificadas dos eventos: 2ª Feira Integrada de Ciências (2° FeCin); 2ª Feira de Economia Solidária (Fesol); Hackathon H2GO!; Congresso Internacional da Pós-graduação (CinterPós/Eipós); 2° Encontro de Núcleos Incubadores; 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG; e Conhecendo o IFG.

Emoção

A apresentação e participação no 18º SICT/IFG/2021 é obrigatória para todos os projetos aprovados nos Editais PIBICTI publicados no ano de 2024, e que as atividades tenham sido desenvolvidas até agosto de 2025. Também foram apresentados projetos vinculados ao PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af, PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITIAf, do ciclo 2024/2025 e que submeteram o relatório final no SUAP dentro do prazo regulamentar.

Mesmo se tratando de uma atividade obrigatória, a apresentação de trabalhos no SICT gera muita expectativa nos estudantes. A estudante Valéria Cristiny de Sousa Silva, por exemplo, não escondia a ansiedade antes da apresentação do pôster “Detecção de falhas sonoras em processos produtivos utilizando sinais sonoros e inteligência artificial”. “É muito emoção”, resumiu. 

A estudante Valéria com o pôster apresentado

 

Ela é estudante do curso de Automação Industrial do Câmpus Senador Canedo e foi orientada pelo professor Márcio Rodrigues da Cunha Cruz. Segundo explicou, a detecção de falhas sonoras em máquinas industriais pode evitar problemas futuros e mais graves nas plantas industriais.

Meio ambiente

Já a estudante Júlia de Souza Moreira Matos, apresentou oralmente o trabalho “Fotodescoloração Ultravioleta de Soluções Aquosas dos Corantes Azul Brilhante e Amarelo Crepúsculo: Comparação entre Fotólise Direta e Fotocatálise com ZnO”. Ela explicou que sua pesquisa explorou a técnica de tratamento de efluentes poluídos por corantes alimentícios. “Por meio do equipamento chamado fotorreator, que emite radiação ultravioleta, as estruturas químicas das moléculas poluentes são rompidas”, completou.

Júlia é aluna do 3º ano do curso de Química, ofertado no Câmpus Inhumas. Ela foi orientada pelo professor Fernando Pereira de Sá e ficou muito satisfeita com o resultado obtido, pelo ganho ambiental que pode acarretar. “O grande problema é a indústria não ter acesso a essa tecnologia, por desconhecimento, principalmente, mas também pelo custo”, lamentou.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página