Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Professor do IFG é eleito presidente da primeira diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal
Início do conteúdo da página
Moda

Professor do IFG é eleito presidente da primeira diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal

Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2025, 10h40 | Última atualização em Terça, 02 de Dezembro de 2025, 11h20

O nome de Regis Puppim foi escolhido durante a I Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino, realizada nos dias 5 e 6 de novembro no Campus Divinópolis do CEFET-MG, com a participação de professores de 26 institutos e universidades federais

Diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino
Diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino

O IFG conquistou um lugar representativo de destaque na área do ensino de moda em universidades e institutos federais. O professor Regis Puppim, docente do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, ministrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Câmpus Aparecida de Goiânia, foi eleito presidente da primeira diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino. A escolha do nome de Regis para conduzir a entidade ocorreu durante a I Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino, realizada nos dias 5 e 6 de novembro no Campus Divinópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Minas Gerais. Participaram docentes de 26 institutos e universidades federais que ofertam cursos na área de moda no Brasil.

“É um reconhecimento das outras instituições, dos outros colegas, pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo”, afirma Regis Puppim sobre a representação institucional. No âmbito pessoal, ele também comemora a eleição de seu nome, considerando ser uma honraria e também uma grande responsabilidade. A diretoria ainda é considerada provisória por ter sido lançada no evento com a incumbência de elaborar o primeiro estatuto da Associação, que marcará sua condição permanente.

 

Compartilhamento

A I Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino foi realizada em modo híbrido, presencial e com transmissão simultânea online, via plataformas digitais. “A gente reuniu todos os professores que atuam, pesquisam e lecionam nos cursos na área de moda em toda a rede federal de ensino”, afirmou Regis Puppim, que participou presencialmente. Do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, estiveram também presentes as professoras Alix Costa Lima Pinto Bandeira, que é coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário; Yane Ondina de Almeida e Elisângela Tavares da Silva.

Regis Puppim integrou a organização do evento, que contou com mesas redondas de debate, painéis temáticos, compartilhamento de experiências e boas práticas, além de visita técnica a uma indústria de confecção de moda local e oficinas. Ele avalia que a importância da conferência foi “gigantesca”, pela oportunidade de os participantes compartilharem experiências , dificuldades e estratégias de superação. O professor conta que foram feitos diálogos e reflexões sobre extensão, pesquisa, aquisição de materiais, evasão de alunos e outros temas. A proposta, segundo Regis, é de que a Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal passe a ser realizada anualmente.

 

Experiência em docência e gestão

Regis Puppim é professor no curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, ofertado no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Ele é graduado em Design de Moda e Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e tem Doutorado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (UMinho - Guimarães/Portugal). Além de sua experiência como docente em diferentes instituições de nível superior e pós-graduação, Régis Puppim já integrou o Setorial de Moda do Conselho Nacional de Políticas para a Cultura do Ministério da Cultura e é pesquisador nas áreas de Sustentabilidade na Moda, Educação em Moda e História da Moda.

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página