Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Anápolis > Notícias do Câmpus Anápolis > Maioria dos estudantes do PartiuIF foi aprovada na seleção do IFG
Início do conteúdo da página
PartiuIF

Maioria dos estudantes do PartiuIF foi aprovada na seleção do IFG

Publicado: Quarta, 21 de Janeiro de 2026, 11h56 | Última atualização em Sexta, 30 de Janeiro de 2026, 12h09

Curso de preparação para ingresso e permanência no ensino médio integrado do IFG voltará a ser ofertado neste ano

imagem sem descrição.

 

O curso PartiuIF de preparação para ingresso e permanência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertado nos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) no ano passado, cumpriu seu primeiro objetivo: a maioria de seus estudantes foi aprovada na seleção 2026. Foram 259 aprovados (59%) de um total 437 inscritos no processo seletivo.

Quem esteve no PartiuIF e foi aprovado está comemorando o resultado e reconhece a importância do programa. "O curso foi bem importante para mim, porque expandiu meus conhecimentos sobre diversos temas e, através dele, eu me senti motivado a estudar para a prova", disse Henryque Batista de Campos, que foi aprovado para o curso de Eletrônica, no Câmpus Goiânia.

A estudante Laura Vieira Soares, aprovada para o curso de Edificações, também no Câmpus Goiânia, disse que o curso foi fundamental para a sua aprovação. "Aprendi muita coisa mesmo; o curso é importante principalmente porque somos alunos de escolas públicas, que muitas vezes não têm tantos recursos quanto as escolas privadas", afirma.

Anápolis

No IFG Anápolis, o projeto teve grande repercussão e o resultado foi considerado muito bom pela coordenação do programa. De acordo com o professor Éder Brito, coordenador do PartiuIF no câmpus, dos 21 alunos do programa que fizeram a prova de seleção, 17 foram aprovados, sendo que os demais ainda podem ser chamados se houver edital de vagas remanescentes. Para Éder: “O Projeto foi um sucesso! Além de revisar e aprofundar os conteúdos estudados na escola, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia do Câmpus e as diversas atividades e possibilidades oferecidas. Tudo isso contribuiu como incentivo e preparação para o processo seletivo”.

Uma das aprovadas em Anápolis foi Ana Júlia Viana (foto ao lado), selecionada para o técnico integrado em Química. “Estou muito animada, pois será uma experiência diferente de tudo o que já vivi. Fico muito feliz por ter conquistado uma vaga no IFG, que tem um ensino excelente, e espero aprender e crescer bastante nessa nova fase” – declara Ana Júlia.

Ainda de acordo com o coordenador, 70% dos alunos concluintes do projeto em Anápolis se inscreveram no processo seletivo para o Ensino Médio e, dos que fizeram a prova, houve um índice de 80% de aprovação.

Recomendação

Laura estudou na Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, no Setor Santo Hilário, e Henryque estudou na Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussen, no Bairro Feliz, ambas em Goiânia. Já Alessandro Guedes de Almeida, aprovado para o curso de Edificação, no Câmpus Aparecida de Goiânia, estudou na Escola Municipal Caraíbas, no mesmo município do câmpus.

Ele ressaltou a importância do PartiuIF como reforço do aprendizado. "O curso reforçava o que eu via na escola; então foi muito bom principalmente nas disciplinas que eu tinha dificuldade", contou.

Os três recomendam aos estudantes do 9º ano que se inscrevam para o curso PartiuIF 2026. "Eu super-recomendo, pois ele abre portas e proporcionam experiências acadêmicas e sociais", afirmou Henryque. "O curso pode ajudar os estudantes que tinham dificuldades como eu tinha", disse Alessandro". "É uma grande oportunidade", resume Laura.

Oferta

Em 2025, o IFG ofertou 600 vagas para o curso PartiuIF. Desse total, 437 fizeram a seleção 2026 para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os outros 163 foram estudantes, que fizeram a preparação na cidade de Goiás, em Cavalcante e em Quirinópolis, não participaram da seleção 2026. Na cidade de Goiás, por não haver concorrência, todos estão aptos para realizarem suas matrículas. Em Cavalcante e Quirinópolis, os câmpus do IFG ainda estão em construção e não houve seleção para o primeiro semestre deste ano.

O curso faz parte do Programa PartiuIF: Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFG, o curso é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação do Programa PartiuIF. Em 2026, novas turmas serão ofertadas.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria (com informações adicionais da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Anápolis)

Fim do conteúdo da página