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18º Festival de Artes

Coletivo de professores de Artes propõe mudanças no currículo dos cursos técnicos

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 27 de Novembro de 2025, 22h31

Proposta prevê a inserção das disciplinas de Artes até o 3º ano dos cursos e abrangendo as quatro linguagens artísticas

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Professores da área de Artes reuniram-se para debater o currículo no ensino médio

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 18, no Fórum da cidade de Goiás, professores de Artes de nove câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) discutiram as propostas para mudança no currículo dos cursos técnicos, no que diz respeito às disciplinas de Artes. Participaram da reunião docentes dos câmpus Goiânia, Goiás, Inhumas, Jataí, Itumbiara, Uruaçu, Formosa e Goiânia Oeste e Anápolis.

Os participantes falaram sobre a realidade local das discussões em torno do documento norteador do currículo, que teve sua construção iniciada há mais de um ano e está sendo elaborado por uma comissão central, formada também por representantes da Reitoria e pelas comissões locais, que incluem o coletivo de professores de Artes.

O objetivo do encontro, que normalmente ocorre nas edições do Festival de Artes de Goiás, foi "entender um panorama das discussões em todos os câmpus nas áreas de Artes, pra entender quais os encaminhamentos iremos tomar pra tentar consolidar e fortalecer o nosso currículo", afirma a professora Nayara.

Ela comenta que há propostas de mudanças significativas na oferta das disciplinas e na quantidade de linguagens artísticas presentes no currículo. "Hoje, os currículos de Artes ocorrem no primeiro e segundo anos de cada curso. Queremos ampliar para o terceiro ano e estamos debatendo para saber como será o processo de integração com outras áreas de conhecimentos e respeitando as questões regionais de cada câmpus", disse.

Nayara, junto com as professoras Ana Carolina Lisita e Mônica Mitchell, coordena os trabalhos. Um dos desafios, segundo ela, é implantar as quatro linguagens na grade curricular: artes visuais, dança, teatro e música. Entre as dificuldades apresentadas pelos professores dos câmpus está a de implantar duas linguagens artísticas nas disciplinas de Artes; o que não ocorre em todas as unidades.

O professor Constantino Isidoro, do Câmpus Goiânia Oeste, contou sua experiência na implantação das disciplinas de Artes como parte do núcleo das disciplinas optativas. "Hoje, temos música no primeiro ano e arte e processo de criação no segundo ano. Resolvemos colocar as disciplinas como optativas porque assim todas as áreas foram atendidas", afirma.

Na avaliação da professora Nayara, o encontro de professores de Artes "foi proveitoso e oportuno. “O diálogo possibilitou o alinhamento dos interesses dos docentes por meio da socialização de experiências. A interlocução mostrou-se essencial para projetarmos perspectivas futuras, fortalecermos a identidade da área e delinearmos caminhos para o aprimoramento do ensino de Artes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio”, finaliza.

Entre os encaminhamentos, ficou a realização de uma nova reunião daqui a 15 dias para dar continuidade aos trabalhos.

 

Pró-Reitoria de Extensão.

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