Programa “EntreLínguas-IFG” prevê realização de cursos, oficinas e comunicação digital
Questionário será aplicado em novembro para entender as demandas do público-alvo
Um novo projeto de extensão está em execução no IFG Câmpus Itumbiara neste semestre, é o “Programa EntreLínguas-IFG: vozes sem fronteiras, pontes que conectam”. De caráter multidimensional e interdisciplinar, o EntreLínguas-IFG tem o objetivo principal de oportunizar aos participantes práticas para o desenvolvimento de competências comunicativas em língua portuguesa e línguas estrangeiras.
Em relação à execução, os proponentes explicam que está prevista a aplicação de um questionário para identificar as demandas específicas de aprendizagem de idiomas do público-alvo; além da criação de um perfil no Instagram para a difusão de conteúdos digitais e de ações relativas ao ensino de línguas e ainda cursos, oficinas, rodas de conversa e evento científico-cultural.
Juntamente com a equipe multidisciplinar, atuam no Programa duas instituições parceiras: a ONG Engenheiros Sem Fronteiras e o Instituto Federal de Alagoas. “Espera-se, com isso, promover o protagonismo e a autonomia dos discentes no processo contínuo de aprendizagem de línguas numa perspectiva decolonial e intercultural, fomentar a formação dos estudantes extensionistas, estreitar o diálogo do IFG com a comunidade externa e construir pontes para a internacionalização e a inserção no cenário global”, explica a profa. Dalva Ramos.
A docente ainda pontuou que “a realização de tal Programa justifica-se pela relevância e necessidade da aprendizagem de idiomas. Em um mundo cada vez mais interconectado, onde as relações interpessoais, comerciais, acadêmicas e culturais transcendem fronteiras nacionais, o domínio de línguas estrangeiras e o constante aprimoramento da comunicação em língua materna tornam-se não apenas desejáveis, mas essenciais para a inclusão e a atuação crítica e eficaz das pessoas na sociedade global”.
Com duração prevista de dezoito meses (de agosto de 2025 a dezembro de 2026), o EntreLínguas-IFG conta com uma equipe multidisciplinar, com servidores e colaboradores das áreas de Letras (Espanhol, Inglês, Libras e Português), Biologia, Engenharia Elétrica e Pedagogia, com experiência no desenvolvimento de outros programas de extensão, a exemplo do IFGratidão e Engenheiros sem Fronteiras.
Também se juntam à equipe estudantes bolsistas e voluntários dos cursos Técnico em Química, das engenharias, além de colaboradores externos e de egressos intercambistas.
Para o ano de 2026, há a possibilidade de oferta de dois ou mais cursos de línguas (espanhol, inglês, francês, libras ou português para fins específicos), dependendo dos resultados do questionário que será aplicado no próximo mês de novembro para coletar as demandas do público-alvo, que são estudantes de escola públicas e com idade a partir dos 15 anos.
.jpeg)
Alguns dos alunos e servidores participantes do Programa
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.


Redes Sociais