Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Editais > Pesquisa e Inovação - Em andamento > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Dança integra a programação do 18º Festival de Artes
Início do conteúdo da página
18º FESTIVAL DE ARTES

Dança integra a programação do 18º Festival de Artes

Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 08h43 | Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 14h34

Palco aberto no Pátio Ipê teve apresentações de danças de diversos câmpus do IFG

 

No intervalo do almoço de ontem, 18/11, os participantes do 18º Festival de Artes vibraram com as apresentações de danças no palco aberto do Palco Ipê que recebeu o grupo Energize do câmpus Aparecida de Goiânia; a coreografia de Codinome Beija-Flor realizada por uma dupla de estudantes do Câmpus Itumbiara; as coreografias boneca de pano e Ventania Dentro de estudantes do câmpus Luziânia. Além disso, foi montada a intervenção artística desenhaAÇÃO, em que foi construído desenho colaborativo em um tecido que será exposto na Galeria Aberta.

A professora Giselle Alves Dias, do câmpus Luziânia, propôs a ação de desenho em tecido como uma ação interativa com a participação do público para a construção de uma obra coletiva. Foi disponibilizado no pátio um tecido e diferentes ferramentas de desenho que podiam ser escolhidas pelos estudantes, como giz de cera, canetão, linhas e tintas. “A proposta é tecer junto, ter a marca dessas diferentes territorialidades marcadas na trama desse tecido que será exposto na Galeria Aberta”, explica a professora. O estudante Bernardo de Souza, do curso Técnico Integrado em Mecânica do câmpus de Valparaíso fez diversos desenhos de animes japoneses no tecido e gostou da experiência. “Nunca tinha desenhado em tecido, é uma coisa nova pra mim, estou gostando muito apesar de ser mais difícil, desenhar é meu passatempo preferido”.

O Palco Aberto recebeu quatro apresentações de dança que animaram a comunidade acadêmica que acabava de sair do restaurante. O estudante do câmpus Cidade de Goiás Anderson fez a apresentação de cada grupo, chamando os aplausos do público.  Foram realizadas: Performance Energize com Andressa, Luana, Ketlhen, Kamyla, Anny, Thiallison e Gabriel, estudantes da Licenciatura em Artes Visuais do câmpus Aparecida de Goiânia que apresentaram uma dança animada com cores e ritmo vibrante para celebrar a energia da dança; a dupla Emilly Ribeiro e Gabriela Miranda, do Câmpus Itumbiara, performaram a música Codinome Beija-Flor de Cazuza com movimentos do balé e do jazz contemporâneo; a estudante Ana Caroline de Souza do câmpus Luziânia imitou os movimentos de uma boneca de pano com movimentos leves e fluídos como se estivesse guiada por fios invisíveis; Alliny, Maria Eduarda, Nájila e Sabrina do câmpus Luziânia performaram a música “Ventania Dentro” de Luedji Luna para representar o encontro entre corpo, som e o destino que se constrói numa encruzilhada de diversos caminhos possíveis. 

Ana Caroline que fez a dança da boneca de pano é bailarina desde os 8 anos de idade, foi convidada pela professora Amanda Patriarca para pensar a coreografia solo para apresentação no Festival. “Para mim foi muito desafiador e importante, pude amadurecer a minha forma de dançar, criar novos passos, e receber essa vibração e reconhecimento de pessoas da minha idade é maravilhoso”. A estudante, veio ao Festival pela primeira vez, é estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do câmpus Luziânia, e também aproveita o festival para aprofundar sua habilidade na dança com a oficina "Vogue Old Way - leveza, elegância e força" que ocorre nesta tarde. 

A programação do palco aberto do Patio Ipê continua hoje, quarta-feira, com teatro e música. No mesmo horário do almoço serão realizados o espetáculo "Me gritaram negra" do professor Mário Neves Jr. e estudantes do IFG - Câmpus Inhumas (GO)  e a Apresentação: "Roda de Chorinho" do professor Roberto Milet e Conjunto de Choro do IFG - Câmpus Goiânia (GO). 

 

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás

Fim do conteúdo da página