Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Formandos de doze cursos do Câmpus Goiânia colam grau no Teatro do IFG
Início do conteúdo da página
formatura

Formandos de doze cursos do Câmpus Goiânia colam grau no Teatro do IFG

Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 15h30 | Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2025, 16h39

Cerimônias foram realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, com a presença de familiares e amigos dos concluintes

imagem sem descrição.

Dias 27 e 28 de novembro foram dias de celebração e sentimento de conquista para 79 formandos do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). As cerimônias de colação de grau, realizadas no Teatro da Instituição, contaram com a presença de familiares e amigos dos concluintes, além de servidores docentes e técnico-administrativos.

Participaram da cerimônia do dia 27 os formandos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Química e Turismo, e das Licenciaturas em História, Letras – Língua Portuguesa e Matemática. No dia seguinte, foi a vez dos formandos dos cursos de Sistemas de Informação e das Engenharias Civil, Cartográfica e de Agrimensura, Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação.

O Diretor-geral do câmpus, professor Vinícius Carvalhaes, que foi aluno do IFG no curso técnico em Mecânica e na graduação em Tecnologia Eletromecânica, destacou em seu discurso que o IFG, por meio da verticalização do ensino, forma cidadãos capazes de transformar realidades, atender demandas e contribuir com o desenvolvimento de Goiás e do Brasil. “Chamo atenção para esse valor: a diversidade de formações representa a riqueza do IFG. Significa que nossa instituição não busca formar apenas profissionais, busca formar multiplicadores de mudança, profissionais conscientes de seu papel social. A colação de grau solene chama uma a uma as pessoas que entregaram seu melhor, que persistiram, que se dedicaram para dizer ao mundo: estou pronto para atuar. E nós, do Câmpus Goiânia do IFG, nos orgulhamos profundamente de cada nome que hoje sobe ao palco”, afirmou.

A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, também enfatizou em seu discurso o papel social do IFG: “O diploma que vocês recebem hoje expressa um processo que envolve estudo, trabalho humano e políticas públicas que garantem que esta instituição exista e cumpra sua função social. Vocês fazem parte de uma das mais importantes políticas educacionais deste país: a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica – uma política que democratiza o acesso ao conhecimento, fortalece territórios e amplia horizontes. Uma política pública que leva o conhecimento para além da região metropolitana, que leva o conhecimento para vários municípios desse nosso país que não teriam acesso a essa educação de qualidade”.

A oradora da cerimônia do dia 27 de novembro, Alice Motta Nascimento Nogueira, da Licenciatura em História, validou em seu discurso o que foi falado pelos professores Vinícius e Oneida sobre a importância da educação e da trajetória de aprendizado no IFG: “É o rigor da pesquisa, o amor pelo conhecimento e a vontade genuína de fazer diferença. Aqui a gente aprendeu que estudar vai muito além de decorar fórmulas, reagentes, datas ou teorias. É sobre entender o porquê das coisas. É sobre questionar, descobrir, sentir curiosidade.” A formanda também fez um agradecimento especial aos familiares e amigos: “Obrigada por estarem junto em cada passo, por torcerem, por apoiarem, por segurarem as pontas quando a gente achava que não ia dar conta. Esse momento é tanto de vocês quanto nosso”.

A importância do apoio familiar ficou evidente em momentos especiais da cerimônia de colação de grau do dia 27: a formanda Bárbara Araujo Machado, da licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, recebeu o canudo das mãos de sua mãe, Cleide Araújo Machado, que é professora do curso, e a formanda Laís Araujo dos Santos, da licenciatura em Matemática, recebeu o canudo de sua mãe Lucimar dos Santos Araujo, servidora terceirizada da instituição.

A formanda Bárbara e sua mãe Cleide Machado, professora do IFG

Segundo a docente Cleide, a filha Bárbara, que já havia se formado em Direito, decidiu fazer uma nova graduação. “Ela escolheu Letras porque Letras transforma. Eu fiquei muito feliz com isso. O IFG é a minha casa e agora ela me dá de presente essa formação pra minha filha, e é muito orgulho, eu tô muito orgulhosa. Fiquei muito emocionada porque eu só soube hoje que iria entregar o canudo para ela, então me pegou de surpresa e me deu muita alegria”, contou. A filha Bárbara também expressou sua emoção e admiração pela mãe: “Foi inesperado receber das mãos da minha mãe, minha educadora, meu diploma. Eu escolhi esse curso, mesmo depois de já ter uma outra formação, percebendo a capacidade que a minha mãe tem profissionalmente de transformar vidas. Então, no lugar de resolver os problemas na área jurídica daquelas pessoas que não receberam uma educação, eu tenho o desejo de utilizar hoje a educação pra transformar vidas para que elas não necessitem de intervenção jurídica no futuro”, destacou a formanda.

A formanda Laís e sua mãe Lucimar Araujo, servidora terceirizada do IFG

A servidora terceirizada da instituição, Lucimar Araujo, também compartilhou a emoção de entregar o canudo para a filha, contando que a família residia no interior quando Laís decidiu vir estudar no IFG. “O sonho dela era ser professora. Aí eu incentivei e a gente veio pra Goiânia. Eu larguei tudo pra trás pra acompanhar a minha filha. E hoje eu tô vendo uma conquista nas nossas vidas”, disse Lucimar. Laís Araujo também falou sobre a emoção que sentiu: “Eu fiquei muito emocionada porque minha mãe sempre me incentivou a estudar, lutou, batalhou. Eu vi a luta diária da minha mãe pra trabalhar, pra me proporcionar a oportunidade de estar estudando. Eu tô muito feliz e realizada, graças a Deus, e eu fiquei muito emotiva porque é a realização de um sonho, não só meu mas dela também. Tô muito feliz!”, compartilhou a formanda.

O formando haitiano Shelton Mathieu

A segunda cerimônia de Colação de Grau, realizada no dia 28 de novembro, também foi repleta de emoções. O formando haitiano Shelton Mathieu, que ingressou no IFG por meio da política de ações afirmativas direcionada a refugiados, concluiu com êxito sua formação no Bacharelado em Engenharia Civil e foi escolhido orador da turma. “Hoje, cada um de nós carrega dentro de si uma história e todas essas histórias se encontram para celebrar o mesmo momento: o instante em que deixamos de ser estudantes e nos tornamos profissionais, assumindo uma missão maior diante da sociedade” (...) “Que possamos seguir com coragem, com sabedoria e com o mesmo brilho nos olhos que tivemos no primeiro dia de aula. Que não falte esperança, determinação e sensibilidade para construir um futuro melhor para nós, para nossas famílias e para todos que serão impactados pelo nosso trabalho”, discursou.


Solenidade

Participaram como oradores das cerimônias a formanda Alice Motta Nascimento Nogueira, da Licenciatura em História, na solenidade do dia 27 de novembro; e o formando Shelton Mathieu, do Bacharelado em Engenharia Civil, na cerimônia realizada na sexta-feira, dia 28 de novembro.

No dia 27, receberam a outorga de grau em nome das turmas os formandos Gicelia Xavier da Silva, da Licenciatura em História, e Mateus Silva Barreto, do Bacharelado em Química. No dia 28, foi a vez dos formandos Nayza Pereira dos Santos, do Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, e Caio Barcelos Ribeiro, da Engenharia Mecânica, receberem a outorga de grau.

As cerimônias contaram também com os juramentistas Marlos Gabryel Ribeiro Muller, do Bacharelado em Química, e João Victor Marques Oliveira, do Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação.

A mesa diretiva do dia 27 de novembro foi composta pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Gomes Irigon; do diretor-geral do Câmpus Goiânia, professor Vinícius Carvalhaes; da chefe de departamento de áreas acadêmicas 1, professora Iarle Sousa Ferreira; do chefe de departamento de áreas acadêmicas 2, professor Hugo Leonardo da Silva Belisário; e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, a servidora técnico-administrativa Ana Paula de Souza.

Já a mesa diretiva da solenidade do dia 28 de novembro foi presidida pelo diretor de Pós-Graduação do IFG, professor Wanderley Azevedo de Brito, que no ato representou a reitora do IFG, professora Oneida Irigon. Além do diretor-geral do câmpus, participaram também da mesa diretiva o coordenador acadêmico do departamento de Áreas Acadêmicas 4, professor Júlio Cézar Pedrosa da Silva, representando a chefe do departamento, Janaína Ferreira, o coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, professor João Paulo Magna Júnior, representando o chefe do departamento de Áreas Acadêmicas 3, professor Ricardo Fernandes de Sousa, e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, Ana Paula de Souza.

 

 Acesse as fotos no perfil do Câmpus Goiânia do IFG no Instagram 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página