Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Últimas notícias > IFG é a instituição com mais projetos selecionados para a 5ª SNEPT
Início do conteúdo da página
Educação Profissional

IFG é a instituição com mais projetos selecionados para a 5ª SNEPT

Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica será realizada a partir desta terça-feira, em Brasília

  • Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 08h56
5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai apresentar 15 projetos na mostra tecnológica da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (5ª SNEPT). O evento, com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, vai reunir 63 instituições e 1.434 expositores, para a apresentação de 400 projetos.

A 5ª SNEPT começa nesta terça-feira, 7, com atividades até a próxima quinta-feira, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Ela tem como objetivo contribuir
para a divulgação da educação profissional e tecnológica (EPT) no país, por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos pesquisas desenvolvidas pelas instituições.

Esta edição será realizada junto com o Festival Curicaca, que é um evento internacional de inovação e sustentabilidade de indústria, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A 5ª SNEPT é uma realização do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A parceria com o Festival Curicaca busca o intercâmbio de ações entre a educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.

Durante a 5ª SNEPT serão apresentadas pesquisas sobre robótica, gastronomia, foguetes, jogos e exposições interativas, inteligência artificial, aplicativos, tecnologias inclusivas e sustentabilidade, além de vários outros produtos, protótipos e processos inovadores.

Coleção

Também durante a 5ª SNEPT será lançada a coleção Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil. São cinco volumes que reúnem 41 capítulos sobre a história e a atualidade das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A coleção foi concebida para celebrar os 115 anos da criação das Escolas de Aprendizes Artífices (1909), marco fundador da Rede Federal, e para registrar a trajetória das 41 instituições (38 Institutos Federais, 2 Cefets e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro) que compõem a Rede.

 

Confira os projetos desenvolvidos na IFG que serão apresentados na 5ª SNEPT:

- Análise de sedimentos do Lago do Parque dos Buritis, Uruaçu–GO, e síntese de pérolas de quitosana modificadas com ácido húmico para remoção de íons metálicos da água – Câmpus Uruaçu
- Desenvolvimento de uma máquina CNC automática – Câmpus Valparaíso
- Estudo do Uso da Otimização Topológica em Vigas de Concreto Executadas com Fabricação Digital de Fôrmas – Câmpus Formosa
- Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida – Câmpus Goiânia
- Metabotix e STEM para Todas: Ciência, Tecnologia, Sustentabilidade e Inclusão – Câmpus Goiânia
- Inovação em alimentos da sociobiodiversidade do Cerrado – Câmpus Cidade de Goiás
- Minha Marmita, nossa saúde: do campo à inovação – Câmpus Goiânia Oeste
- STEAM4Girls - Aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas – Câmpus Goiânia
- Apicultura 4.0: Ambiente, palinologia e produção de mel – Câmpus Anápolis
- Tecnologia social aplicada por meio do controle de qualidade e da incubação de produtos apícolas – Câmpus Anápolis
- Fotografando o solo: modelando possibilidades – Câmpus Goiânia
- Meninas e mulheres em rede criando ciência – Reitoria
- Projeto 13 - Uso de Jogos de Cartas para apropriação do conteúdo propriedades periódicas no Ensino Médio
- Química para Todos: Desenvolvimento de um Conjunto de Modelos Atômicos Multissensoriais em Impressão 3D para um Ensino Inclusivo – Câmpus Luziânia
- Jogo Sapiens: uma ferramenta de ensino para estudantes com TEA – Câmpus Goiânia

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página