Palestra sobre Inteligência Artificial e apresentações artísticas marca abertura da Secitec
Água e cultura oceânica são os temas centrais do evento este ano

Começou oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 26/11, a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec 2025), do IFG Câmpus Itumbiara. O palestrante da noite foi Celso Gonçalves Camilo Junior, do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que falou sobre Inteligência Artificial (IA). Gonçalves ressaltou que as evoluções tecnológicas estão alinhadas às demandas humanas para tornar os processos mais rápidos, baratos e melhores e pontuou: “Eu costumo dizer que a inovação não pede licença, ela pede desculpa”. O palestrante lembrou ainda que muitas vezes a sociedade se adapta à evolução, e não ao contrário. E para exemplificar citou a legislação que surgiu e se adaptou após o funcionamento da Uber, e não ao contrário. Ou seja, o Uber surgiu antes e as adaptações vieram depois.
Além da palestra, apresentações artísticas de dança e declamações de textos e poemas também fizeram parte da programação oficial de abertura da Secitec, e encantaram o público. As danças tiveram a fluidez, a leveza, mas também a potência e a força da cor azul como destaque para enfatizar o tema geral do evento este ano que é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. E particular a dança em grupo, foi coreografada pela servidora Natali Oliveira. Veja um vídeo das apresentações no Instagram do Câmpus.
Presente na mesa diretiva do evento, o diretor-geral do IFG Câmpus Itumbiara, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, agradeceu em particular a cada uma das comissões envolvidas na organização, realização e planejamento do evento. E ainda a responsabilidade de todos os servidores que mais uma vez tornaram a execução da Secitec possível. O gestor ainda enalteceu as autoridades e representantes das cidades de Araporã (MG) e Itumbiara presentes na abertura oficial.
Já a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex) do Câmpus Itumbiara, Roberta Ponciano, enalteceu o comprometimento dos servidores envolvidos no evento e disse que muitos contribuíram além das funções exigidas, destacando que houve empenho, parceria, alegria e emoção. "Somos motivos de orgulho e temos que celebrar", declarou Roberta.
A Secitec 2025 do IFG Câmpus Itumbiara segue até a próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, e tem diversas ações gratuitas e abertas à participação da população em geral; confira a programação aqui.
O evento tem o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). E ainda conta com a parceria da Prefeitura de Itumbiara, da Cargill Agrícola S/A - Fundação Cargill (Voluntariado) e do Instituto Euvaldo Lodi Itumbiara- Agente de Integração de Estágio (IEL).
Veja algumas fotos da noite de abertura aqui.
.jpeg)
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.


Redes Sociais