Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Eventos em Andamento > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Servidores e alunos já podem responder ao questionário de autoavaliação institucional 2025
Início do conteúdo da página
AVALIAÇÃO

Servidores e alunos já podem responder ao questionário de autoavaliação institucional 2025

Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2025, 08h31 | Última atualização em Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 16h10

O questionário foi disponibilizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) nesta segunda-feira, 1º de dezembro

O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou a autoavaliação institucional referente ao ano de 2025. O processo avaliativo é conduzido e coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio de comissões locais em cada câmpus. O questionário deve ser respondido por discentes, docentes e técnico-administrativos até o dia 22 de dezembro.

Neste ano, o processo de autoavaliação institucional levará em conta os eixos “Planejamento e avaliação institucional” e “Desenvolvimento institucional” e marca o início do processo trienal de avaliação 2025-2027. De acordo com a presidente da CPA, professora Michele Siqueira, no próximo ano o IFG passará pelo processo de recredenciamento institucional e as respostas do questionário avaliativo é de extrema relevância.

Autoavaliação

Fundamental para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Instituição e para o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa, a avaliação institucional fornece subsídios para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração e, também, para o cumprimento da responsabilidade social do IFG. E, para que seja realmente efetiva, é preciso que os servidores e alunos de graduação participem do processo avaliativo.

Prevista na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional, junto com a avaliação externa, é um dos principais instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para analisar as instituições de ensino superior.

Ela é um instrumento essencial para o IFG, pois, a partir dos resultados obtidos por meio da consulta à comunidade e da consolidação das respostas em um relatório, os dados poderão ser utilizados nas discussões e processos deliberativos, a fim de promover melhorias na Instituição.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma instância permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição.

Formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e encarregada de promover e coordenar a autoavaliação institucional, a CPA tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

A Comissão é regida por regulamento próprio e tem como principais atribuições definir os instrumentos para a autoavaliação institucional, planejar e elaborar o Relatório de Autoavaliação Institucional. Além disso, a Comissão é encarregada de sistematizar e apresentar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em suas avaliações institucionais.

Responda o questionário de autoavaliação 2025.

Para saber mais sobre a CPA ou ter acesso aos relatórios de avaliações de anos anteriores, acesse: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa 

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página