Projeto de ensino sobre Análise de Redes Elétricas está em desenvolvimento e segue até janeiro
Um dos objetivos é que os participantes tenham domínio básico e intermediário sobre ferramentas do setor elétrico
Participantes do projeto, durante um dos encontros do grupo, no Laboratório de Fontes Renováveis
Neste segundo semestre letivo, um dos projetos de ensino que está em desenvolvimento no IFG Câmpus Itumbiara é o de “Ensino Colaborativo de Ferramentas Computacionais para Análise de Redes Elétricas”, coordenado pelo professor Marcelo Escobar de Oliveira. O projeto é desenvolvido com o apoio de três estudantes tutores: Emile Silva Santana, Igor Fernandes Silva e Micael Ferreira Moura, e as atividades ocorrem às terças-feiras. E ainda sobre o cronograma de atividades, a previsão é de que o último encontro ocorra em janeiro, completando 27 horas presenciais.
Voltado aos alunos dos curso de engenharia e de Eletrotécnica, a ação proposta tem o objetivo de capacitar os participantes “no uso de ferramentas computacionais aplicadas à análise de sistemas elétricos de potência, estimulando a aprendizagem colaborativa e a integração entre diferentes níveis e cursos”.
Para atingir esse objetivo, o professor Escobar apresentará até o final do projeto, conceitos relacionados à sistemas elétricos de potência, ferramentas computacionais, análise de redes de transmissão, fluxo de rede de transmissão, dinâmicas de máquinas, entre outros. No plano de trabalho do docente também consta que um dos resultados esperados é o de fortalecer os estudantes na iniciação científica, no protagonismo como tutores de projeto, melhora no desempenho acadêmico e alinhamento com as competências exigidas pelo setor elétrico.

Saiba mais
Os projetos de ensino são aqueles realizados com os alunos do IFG Câmpus Itumbiara em sala de aula, espaços laboratoriais e esportivos e locais externos à Instituição também. Além desse de Ferramentas Computacionais, neste segundo semestre letivo estão sendo desenvolvidos mais cinco projetos de ensino, veja abaixo a lista:
1- Título: Violão no Câmpus – Camerata de Violões
Autoria: profa. Daniela Oliveira
2- Título: Elevando o nível da escrita – ferramentas e estratégias para criação e edição de textos em trabalhos técnicos.
Autoria: prof. Bruno Gabriel Gustavo Leonardo Zambolini Vicente
3- Título: Elevando o nível das figuras – ferramentas e estratégias para criação e edição de elementos gráficos em trabalhos técnicos.
Autoria: prof. Diogo Soares Resende.
4- Título: O Ensino de Frações através de Material Concreto.
Proponente: profa. Glauce Ribeiro de Souza Mendonça
5- Título: Revisão de Conteúdos Básicos de Físico-Química para o Enem e demais vestibulares: um projeto de ensino para alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Itumbiara.
Autoria: profa. Karina Vitti Klein
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.


Redes Sociais