Oficina virtual promove escrita criativa e valorização da poesia negra
O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do projeto de extensão Entre Letras e Lutas: A Biblioteca como Espaço de Voz, coordenado pela servidora Wilma Joaquim da Silva, promove a 1ª Oficina Virtual sobre Poesia Negra e Técnicas de Paráfrase, intitulada Corpo-palavra: Escrevivências negras de reexistência. A atividade será realizada de 5 de novembro a 3 de dezembro de 2025, sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, pela plataforma Google Meet.
A oficina será ministrada por Rita Rodrigues de Souza, mediadora de leitura, e contará com a participação de Patrícia Souza Barbosa Oliveira. Com 20 horas de duração, entre encontros síncronos e atividades assíncronas, a ação é voltada à comunidade interna e externa, a partir dos 16 anos, e oferece 50 vagas, sendo 40 destinadas ao público externo e 10 à comunidade acadêmica do IFG.
A proposta busca promover a produção poética a partir de vivências e estéticas negras, valorizando a escrita como ferramenta de expressão, resistência e reconstrução identitária. Inspirada no conceito de “escrevivência”, formulado por Conceição Evaristo, a oficina propõe um espaço de aprendizado e criação coletiva, no qual a palavra se torna instrumento de memória, afeto e reexistência.
Ao longo dos encontros, os participantes terão contato com a tradição da poesia negra brasileira, abordando autores como Solano Trindade, Oliveira Silveira, Cristiane Sobral e Allan da Rosa. Também serão explorados temas como identidade, ancestralidade, corpo e memória, além de técnicas de escrita criativa e recursos de paráfrase.
O encerramento contará com um sarau virtual, no dia 3 de dezembro, dedicado à leitura e celebração dos poemas produzidos pelos participantes. Ao final da oficina, será organizada uma antologia digital, reunindo as produções autorais desenvolvidas durante o processo.
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível com os organizadores da ação. Mais informações podem ser obtidas com Thiago Silva da Luz e Wilma Joaquim da Silva.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí


Redes Sociais