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SUAP - Plano de Trabalho Docente

Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 18h37 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 09h43

Sobre

O Módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP é o sistema de informação desenvolvido para a gestão da entrega, da avaliação, da homologação e da publicização do plano individual de trabalho docente, bem como do relatório individual das atividades docentes no âmbito do Instituto Federal de Goiás. A implantação desta solução tem como principais objetivos a melhoria no planejamento das atividades pelo docente e a padronização do processo para entrega e gestão do plano de trabalho e relatório docente.

Justificativa

A implantação do Módulo SUAP - Plano de Trabalho Docente está alinhada com os objetivos organizacionais e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do IFG, se relacionando com os seguintes objetivos da dimensão Instituição e Sociedade:

  • Objetivo 8: Melhorar continuamente o atendimento prestado à comunidade do IFG;
  • Objetivo 9: Desenvolver, implantar e manter os sistemas de apoio à realização da estratégia organizacional;
  • Objetivo 10: Melhorar a comunicação, a transparência e as informações gerenciais dos projetos, serviços e sistemas de TI.


Principais Benefícios

São diversos os benefícios econômicos, sociais e ambientais, podemos destacar:

  • Redução de custos financeiros (papel, consumíveis e impressão);
  • Redução do custo ambiental associado ao uso do papel;
  • Redução de custos operacionais relacionados à entrega e ao armazenamento dos planos e relatórios;
  • Redução do tempo gasto para preenchimento dos planos e relatórios;
  • Melhoria no planejamento das atividades pelo docente;
  • Facilidade para acompanhamento das atividades docentes pelas coordenações e departamento;
  • Eliminação de perdas, extravios e destruições indevidas de documentos;
  • Publicização das atividades realizadas pelos docentes o que promove a transparência ativa, garantindo aos cidadãos o direito de acesso à informação, conforme determina a Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso a Informações);
  • Facilitar a gestão e a possibilidade de melhoria dos processos;
  • Atendimento à legislação.

Cronograma

Cronograma de implantação

 

Data prevista Tarefas Status
03/12/2021 Solicitar indicação dos multiplicadores/Comissão Local junto aos Câmpus; Envio dos nomes até 20/12/2021. Concluído
08/12/2021 Participar da reunião do CODIR para informar sobre o projeto. Concluído
17/12/2021 Finalizar customizações, testes e validação do sistema. Concluído
22/12/2021 Solicitar publicação de Portaria Normativa. Concluído
31/12/2021 Publicar e divulgação do Regulamento (Portaria Normativa). Concluído
31/12/2021 Solicitar a publicação de Portaria das Comissões Locais/Multiplicadores. Concluído
11/01/2022 Reunião da comissão central com as comissões locais dos Câmpus Cidade de Goiás e Itumbiara. Concluído
26/01/2022 Reunião da comissão central com as comissões locais dos Câmpus Águas Lindas, Anápolis, Inhumas e Senador Canedo. Concluído
10/02/2022 Reunião da comissão central com as comissões locais dos Câmpus Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí. Luziânia, Uruaçu e Valparaíso. Concluído
31/01/2022 Disponibilizar módulo em produção e realizar pré-cadastros no sistema (regulamento, atividades) para estar apto para iniciar uso.  Concluído
A partir de 07/02/2022 Chefes de Departamentos cadastram períodos de planejamento e acompanhamento para 2022/1.  Concluído

De acordo com calendário de cada campus

Chefes de Comissões locais realizam reunião para apresentação do sistema aos docentes na Semana de Planejamento dos Câmpus. Concluído
04/04/2022 Comissão solicita Portaria para criação do Comitê de Gestão do Sistema. Concluído
19/04/2022 Comitê de Gestão do Sistema assume a gestão, suporte e manutenção do sistema. Concluído

Documentos

Documentos relacionados ao projeto

Perguntas Frequentes

Qual sistema o IFG utilizará para a gestão dos plano de trabalhos e relatórios de atividades docentes?

Será utilizado o módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP - https://suap.ifg.edu.br.

Quando o módulo estará em funcionamento?

O módulo SUAP - Plano Trabalho Docente entrará em operação no primeiro semestre de 2022, mais precisamente no dia 31/01/2022. O início da utilização do sistema se dará com o cadastro dos períodos de planejamento e acompanhamento por cada Departamento de Áreas Acadêmicas, permitindo assim a elaboração e entrega do plano de trabalho docente 2022/1. 

O Relatório de Atividades Docentes 2021/2 deverá ser entregue via sistema?

Não. O relatório de atividades 2021/2 deverá ser entregue de acordo com o procedimento adotado, até então, por cada departamento acadêmico. Somente a partir do relatório 2022/1 que deverão ser elaborados e entregues via SUAP.

Como será a formação para uso do módulo SUAP - Plano Trabalho Docente?

A formação para uso do sistema se dará através de vídeos tutoriais.

Qual o prazo que os docentes terão para cadastrar o plano de trabalho?

As datas e prazos para entrega, avaliação, correção, avaliação final e homologação dos planos de trabalho e dos relatórios de atividades serão definidos pelos departamentos acadêmicos, de modo que estas definições serão orientadas pelo calendário acadêmico do campus.

Os docentes poderão optar pela entrega dos seus planos de trabalho e relatórios de atividades por meio de e-mail ou impressos?

Não. A Portaria Normativa 2093/2021 - REITORIA/IFG institui e regulamenta a utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) – Módulo Plano de Trabalho Docente como sistema oficial de gestão dos planos individuais de trabalho e relatórios de atividades docentes no âmbito do IFG. Portanto, a partir do plano de trabalho e posterior relatório de atividades, ambos 2022/1, deverão ser elaborados e entregues via sistema.

O docente poderá editar as informações do plano de trabalho/relatório de atividades após a conclusão do documento?

Sim. Desde que o período definido para a entrega dos planos e relatórios estejam em vigência.

Como serão constituídas as Comissões Locais de Avaliação dos planos e relatórios individuais de trabalho docente?

É de responsabilidade da Direção Geral do campus indicar os servidores docentes que farão parte das Comissões Locais de Avaliação.

Quais funcionalidades o sistema possui? Há melhorias previstas para serem lançadas este ano?

Para início da utilização, o sistema contemplará as funcionalidades de gestão da entrega, avaliação, correção, avaliação final e homologação dos planos e relatórios individuais de trabalho docente.  Porém, a Diretoria de TI atuará na evolução deste sistema durante o ano de 2022 para, dentre outras funcionalidades, permitir a importação das atividades de um plano anterior, bem como ampliar a integração de informações com demais sistemas do IFG.

É possível cadastrar atividades acima do limite da pontuação exigida no regulamento da jornada de trabalho dos servidores docentes?

Sim. O sistema concede o registro de todas as atividades desenvolvidas pelo docente, de modo que será computada a pontuação até o limite estabelecido no regulamento.

Ao adicionar um novo registro posso cadastrar simultaneamente todas as atividades planejadas?

Não. Recomenda-se adicionar um novo registro para cada atividade planejada.

Docentes que estão afastados para capacitação stricto sensu, precisam elaborar o plano de trabalho docente e relatório de atividades por este novo sistema?

Não. Docentes afastados para capacitação stricto sensu deverão elaborar e entregar os relatórios de acordo com as orientações da Diretoria de Pós-Graduação/PROPPG, sendo utilizado outro módulo do SUAP específico para este processo. Link do sistema específico: https://suap.ifg.edu.br/admin/afastamentos/afastamento/?tab=tab_andamento

Caso algum docente entre em exercício no meio do período letivo, é possível o mesmo criar seu plano de trabalho para o período corrente?

Sim. O Departamento de Áreas Acadêmicas poderá criar, a qualquer momento, o plano de trabalho em branco e marcar o mesmo para entregar fora do período estipulado nos prazos de entrega. Assim o docente que entrou no meio do período poderá elaborar e entregar seu plano de trabalho.

Suporte e Contato

 

Clique neste link e registre uma ordem de serviço 

Para obter mais informações sobre o uso a Central de Serviços acesse: https://ifg.edu.br/centraldeservicos
 
 
 
 
Comitê de Gestão do Módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP
Portaria nº 1622 - Reitoria/IFG
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