Formandos de doze cursos do Câmpus Goiânia colam grau no Teatro do IFG
Cerimônias foram realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, com a presença de familiares e amigos dos concluintes
Dias 27 e 28 de novembro foram dias de celebração e sentimento de conquista para 79 formandos do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). As cerimônias de colação de grau, realizadas no Teatro da Instituição, contaram com a presença de familiares e amigos dos concluintes, além de servidores docentes e técnico-administrativos.
Participaram da cerimônia do dia 27 os formandos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Química e Turismo, e das Licenciaturas em História, Letras – Língua Portuguesa e Matemática. No dia seguinte, foi a vez dos formandos dos cursos de Sistemas de Informação e das Engenharias Civil, Cartográfica e de Agrimensura, Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação.
O Diretor-geral do câmpus, professor Vinícius Carvalhaes, que foi aluno do IFG no curso técnico em Mecânica e na graduação em Tecnologia Eletromecânica, destacou em seu discurso que o IFG, por meio da verticalização do ensino, forma cidadãos capazes de transformar realidades, atender demandas e contribuir com o desenvolvimento de Goiás e do Brasil. “Chamo atenção para esse valor: a diversidade de formações representa a riqueza do IFG. Significa que nossa instituição não busca formar apenas profissionais, busca formar multiplicadores de mudança, profissionais conscientes de seu papel social. A colação de grau solene chama uma a uma as pessoas que entregaram seu melhor, que persistiram, que se dedicaram para dizer ao mundo: estou pronto para atuar. E nós, do Câmpus Goiânia do IFG, nos orgulhamos profundamente de cada nome que hoje sobe ao palco”, afirmou.
 2.jpg)
A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, também enfatizou em seu discurso o papel social do IFG: “O diploma que vocês recebem hoje expressa um processo que envolve estudo, trabalho humano e políticas públicas que garantem que esta instituição exista e cumpra sua função social. Vocês fazem parte de uma das mais importantes políticas educacionais deste país: a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica – uma política que democratiza o acesso ao conhecimento, fortalece territórios e amplia horizontes. Uma política pública que leva o conhecimento para além da região metropolitana, que leva o conhecimento para vários municípios desse nosso país que não teriam acesso a essa educação de qualidade”.
A oradora da cerimônia do dia 27 de novembro, Alice Motta Nascimento Nogueira, da Licenciatura em História, validou em seu discurso o que foi falado pelos professores Vinícius e Oneida sobre a importância da educação e da trajetória de aprendizado no IFG: “É o rigor da pesquisa, o amor pelo conhecimento e a vontade genuína de fazer diferença. Aqui a gente aprendeu que estudar vai muito além de decorar fórmulas, reagentes, datas ou teorias. É sobre entender o porquê das coisas. É sobre questionar, descobrir, sentir curiosidade.” A formanda também fez um agradecimento especial aos familiares e amigos: “Obrigada por estarem junto em cada passo, por torcerem, por apoiarem, por segurarem as pontas quando a gente achava que não ia dar conta. Esse momento é tanto de vocês quanto nosso”.
A importância do apoio familiar ficou evidente em momentos especiais da cerimônia de colação de grau do dia 27: a formanda Bárbara Araujo Machado, da licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, recebeu o canudo das mãos de sua mãe, Cleide Araújo Machado, que é professora do curso, e a formanda Laís Araujo dos Santos, da licenciatura em Matemática, recebeu o canudo de sua mãe Lucimar dos Santos Araujo, servidora terceirizada da instituição.

Segundo a docente Cleide, a filha Bárbara, que já havia se formado em Direito, decidiu fazer uma nova graduação. “Ela escolheu Letras porque Letras transforma. Eu fiquei muito feliz com isso. O IFG é a minha casa e agora ela me dá de presente essa formação pra minha filha, e é muito orgulho, eu tô muito orgulhosa. Fiquei muito emocionada porque eu só soube hoje que iria entregar o canudo para ela, então me pegou de surpresa e me deu muita alegria”, contou. A filha Bárbara também expressou sua emoção e admiração pela mãe: “Foi inesperado receber das mãos da minha mãe, minha educadora, meu diploma. Eu escolhi esse curso, mesmo depois de já ter uma outra formação, percebendo a capacidade que a minha mãe tem profissionalmente de transformar vidas. Então, no lugar de resolver os problemas na área jurídica daquelas pessoas que não receberam uma educação, eu tenho o desejo de utilizar hoje a educação pra transformar vidas para que elas não necessitem de intervenção jurídica no futuro”, destacou a formanda.

A servidora terceirizada da instituição, Lucimar Araujo, também compartilhou a emoção de entregar o canudo para a filha, contando que a família residia no interior quando Laís decidiu vir estudar no IFG. “O sonho dela era ser professora. Aí eu incentivei e a gente veio pra Goiânia. Eu larguei tudo pra trás pra acompanhar a minha filha. E hoje eu tô vendo uma conquista nas nossas vidas”, disse Lucimar. Laís Araujo também falou sobre a emoção que sentiu: “Eu fiquei muito emocionada porque minha mãe sempre me incentivou a estudar, lutou, batalhou. Eu vi a luta diária da minha mãe pra trabalhar, pra me proporcionar a oportunidade de estar estudando. Eu tô muito feliz e realizada, graças a Deus, e eu fiquei muito emotiva porque é a realização de um sonho, não só meu mas dela também. Tô muito feliz!”, compartilhou a formanda.
A segunda cerimônia de Colação de Grau, realizada no dia 28 de novembro, também foi repleta de emoções. O formando haitiano Shelton Mathieu, que ingressou no IFG por meio da política de ações afirmativas direcionada a refugiados, concluiu com êxito sua formação no Bacharelado em Engenharia Civil e foi escolhido orador da turma. “Hoje, cada um de nós carrega dentro de si uma história e todas essas histórias se encontram para celebrar o mesmo momento: o instante em que deixamos de ser estudantes e nos tornamos profissionais, assumindo uma missão maior diante da sociedade” (...) “Que possamos seguir com coragem, com sabedoria e com o mesmo brilho nos olhos que tivemos no primeiro dia de aula. Que não falte esperança, determinação e sensibilidade para construir um futuro melhor para nós, para nossas famílias e para todos que serão impactados pelo nosso trabalho”, discursou.
Solenidade
Participaram como oradores das cerimônias a formanda Alice Motta Nascimento Nogueira, da Licenciatura em História, na solenidade do dia 27 de novembro; e o formando Shelton Mathieu, do Bacharelado em Engenharia Civil, na cerimônia realizada na sexta-feira, dia 28 de novembro.
No dia 27, receberam a outorga de grau em nome das turmas os formandos Gicelia Xavier da Silva, da Licenciatura em História, e Mateus Silva Barreto, do Bacharelado em Química. No dia 28, foi a vez dos formandos Nayza Pereira dos Santos, do Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, e Caio Barcelos Ribeiro, da Engenharia Mecânica, receberem a outorga de grau.
As cerimônias contaram também com os juramentistas Marlos Gabryel Ribeiro Muller, do Bacharelado em Química, e João Victor Marques Oliveira, do Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação.
A mesa diretiva do dia 27 de novembro foi composta pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Gomes Irigon; do diretor-geral do Câmpus Goiânia, professor Vinícius Carvalhaes; da chefe de departamento de áreas acadêmicas 1, professora Iarle Sousa Ferreira; do chefe de departamento de áreas acadêmicas 2, professor Hugo Leonardo da Silva Belisário; e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, a servidora técnico-administrativa Ana Paula de Souza.
Já a mesa diretiva da solenidade do dia 28 de novembro foi presidida pelo diretor de Pós-Graduação do IFG, professor Wanderley Azevedo de Brito, que no ato representou a reitora do IFG, professora Oneida Irigon. Além do diretor-geral do câmpus, participaram também da mesa diretiva o coordenador acadêmico do departamento de Áreas Acadêmicas 4, professor Júlio Cézar Pedrosa da Silva, representando a chefe do departamento, Janaína Ferreira, o coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, professor João Paulo Magna Júnior, representando o chefe do departamento de Áreas Acadêmicas 3, professor Ricardo Fernandes de Sousa, e a coordenadora de Registros Acadêmicos e Escolares, Ana Paula de Souza.
Acesse as fotos no perfil do Câmpus Goiânia do IFG no Instagram
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.


Redes Sociais