Aula inaugural de Pedagogia Bilíngue EaD do INES marca o IFG na história da comunidade surda
Destaques foram feitos na cerimônia de abertura da aula inaugural, realizada no sábado, 10
Alunos do curso online de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) tiveram sua aula inaugural neste sábado, 10, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia. O IFG é um dos 12 polos do País e o único de Goiás a oferecer o curso. A aula inaugural foi presencial e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o câmpus e a equipe de tutores, além de fazer o primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e receber as orientações para início das aulas.
No IFG, estão matriculados 25 alunos da Região Metropolitana de Goiânia, de municípios do interior do Estado de Goiás e também do Distrito Federal e dos estados do Rio Grande do Sul, Tocantins e Mato Grosso. Henelly Oiveira Nunes é surda e mora em Brasília. Ela soube do curso por uma amiga que é intérprete de Libras e se inscreveu para uma vaga. Ela conta que um professor bilíngue fez falta em sua formação escolar inicial e agora pensa em ser professora e poder ajudar pessoas surdas. A coordenadora do polo IFG, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, conta que o IFG já é referência no País com o curso de Pedagogia Bilíngue presencial e que a instalação do curso a distância é mais um marco histórico para a comunidade surda, do qual o Instituto Federal de Goiás mais uma vez participa.
Cerimônia de abertura
Na cerimônia de abertura da aula inaugural no IFG, a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, destacou o desafio enfrentado pelo Instituto para a implantação do curso de Pedagogia Bilíngue presencial e do benefício que representa para a sociedade a ampliação de oportunidades com o curso online. “A realidade mostra que há poucos surdos em cursos superiores e o IFG está construindo as bases para mudar essa realidade”, afirmou Ana Lucia. A diretora parabenizou os alunos que estão iniciando o curso de Pedagogia Bilíngue e afirmou que eles serão um diferencial na sociedade.
A coordenadora do polo IFG do curso online de Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, lembrou que foi “maravilhoso” o movimento para criação dos cursos de Letras-Libras no Brasil, tendo sido o primeiro criado em 2006. “Mas faltava o professor para trabalhar com a criança”, afirmou Waléria. Ela lembrou que o Instituto Federal de Goiás foi a primeira instituição do País a criar o curso de Pedagogia Bilíngue presencial e que agora é mais uma vez marcado positivamente na história da comunidade surda com a ampliação do curso, desta vez na modalidade Educação a Distância. O vice-presidente da Associação de Surdos de Goiânia, Carlos Henrique da Costa, ressaltou o valor da educação bilíngue e falou que o curso de Pedagogia Bilíngue é de enorme importância para a educação de surdos.
A solenidade de abertura da aula inaugural foi aberta e conduzida pelo professor Thiago Cardoso Aguiar. Estavam também presentes à cerimônia, os professores Diego Leonardo Vaz, Flávia de Almeida Pinheiro e Alciane Barbosa Macedo Pereira, do IFG Aparecida de Goiânia, além de todos os integrantes da equipe do polo IFG do curso online de Pedagogia Bilíngue, composta pelos seguintes professores e tutores: Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (coordenadora), Thiago Cardoso Aguiar (assistente de docência), Diego Leonardo Pereira Vaz, Lucélia Fernandes e Newton da Rocha Nogueira (tutores presenciais) e Adriano Nunes da Silva, Andreia Cristina de Lima, Carmem Gabryella Pereira, Geane Feitosa Lima, Williane da Silva de Oliveira e Willis Alves Pereira (tutores EaD).
O curso
O curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos é de nove períodos ou 3.300 horas/aula. Os encontros presenciais vão acontecer no início de cada núcleo de disciplinas. A graduação em Pedagogia Bilíngue – Licenciatura, na modalidade EaD do INES, abriu 390 vagas em 12 pólos do País. O ingresso dos estudantes foi feito utilizando a nota do Enem, em que os candidatos podiam optar pela nota obtida entre os anos de 2015 a 2017. Os graduados serão capacitados para a educação de crianças surdas e ouvintes nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos é vinculado ao Ministério da Educação. Fundado em 1857 pelo Imperador D. Pedro II, o INES nasceu da primeira Escola de Surdos do Brasil, criada pelo professor surdo Eduardo Huet.
Acesse aqui as imagens da aula inaugural
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais