Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Câmpus Formosa leva projetos ao Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Câmpus Formosa leva projetos ao Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM

Goiás teve outros dois representantes: um do IFG/Câmpus Uruaçu, o Meninas Cientistas, e outro da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Meninas Cientistas.  

Muitas mulheres de lugares diferentes se reuniram neste fim de semana, 13 e 14 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, com o mesmo propósito: apresentar seus trabalhos no I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM (SMSTEM), comprovando a presença enfática das mulheres nas ciências. O Câmpus Formosa esteve presente, representado pelos projetos Cientistas Formosas e Oficina de Lunetas.

Após serem submetidos à apreciação e serem aprovados para participação no Simpósio, os dois trabalhos do Câmpus Formosa tiveram apresentações diferenciadas. Na manhã do dia 13, o Cientistas Formosas se apresentou na forma oral, com a professora Adriana Martini Martins, que explicitou o contexto em que ocorre o projeto e as atividades já desenvolvidas.

À tarde, as alunas de Engenharia Civil, Gabrielly Cândido Vaz e Thalia Gabrielle de Jesus, apresentaram em pôster o projeto Oficina de Lunetas, desenvolvido e conduzido por elas com as estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Angélica de Oliveira (CEMA), de Formosa. Gabrielly é bolsista de Iniciação Científica (IC) com este projeto e Thalia, ex-bolsista.

O evento facilitou a formação de uma rede de mulheres para compartilhar conhecimento. A professora Adriana salientou a importância do evento como forma de empoderamento feminino na área de ciência e tecnologia. "O fato de ser um evento de mulheres nesta instituição, majoritariamente masculina também foi muito significativo. Representa a conquista do direito de ocupar mais este espaço e precisa ser celebrada e divulgada", declarou.

Cientistas Formosas

Projeto iniciado em agosto de 2019, o Cientistas Formosas tem por objetivo despertar o interesse de jovens estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Angélica por carreiras científicas, realizando a integração com o Câmpus Formosa do IFG. Desde o seu início, várias atividades vem sendo desenvolvidas com estas alunas, como cine-debates, aulas em laboratório no IFG, palestras, entre outras.

Oficina de Lunetas

O projeto "Construção de Lunetas Artesanais: proposta de oficina em um colégio estadual em Formosa (GO)" integrou a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa de 2017 no formato de oficina e também fez parte das atividades propostas para o próprio Cientistas Formosas, no ano passado. Ele consiste em construir lunetas com materiais de baixo custo para observação do céu, identificação de corpos e movimentos celestes.

SMSTEM

O Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM tem o intuito de compartilhar experiências entre os projetos e iniciativas desenvolvidas por mulheres – jovens meninas, estudantes e profissionais – a fim de mantê-las na área de STEM. Além disso, também visa reunir pessoas interessadas em temas ligados às mulheres no trabalho, seus desafios e ações para superação. “STEM” é uma sigla surgida do inglês, formada a partir das iniciais das palavras Science, Tecnology, Engineering, Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Simpósio contou com palestras de mulheres de reconhecida referência na área, mesa-redonda com representantes de projetos de sucesso, seção de pôsteres com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e uma seção para discutir as ações para o futuro.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página