IFG vai realizar seu 5º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais
Evento será realizado dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, na Câmpus Uruaçu
Debates sobre as formas de enfrentamento ao racismo, as possibilidades de uma educação antirracista, as ações afirmativas e as práticas institucionais fazem parte da programação do 5º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais, que o Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar na próxima semana, no Câmpus Uruaçu. Também haverá exposições orais de trabalhos científicos sobre questões africanas e de afrodescendência, de raça e antirracismo e diversidade étnico-racial. Da programação constam ainda oficinas e várias atrações culturais.
O evento será aberto oficialmente no dia 29, às 19 horas. Em seguida, será proferida a conferência de abertura “A reinvenção do poder – possibilidades de uma educação tecnológica antirracista”, pela professora Anna Maria Canavarro Benite, da Universidade Federal de Goiás. Após a conferência, será realizado o lançamento do livro O movimento social negro brasileiro, do professor Pedro Barbosa.
Também no dia 29, antes da abertura oficial, serão realizadas uma oficina de dança de tambor e uma mesa-redonda para discussão dos coletivos negros do IFG e o enfrentamento ao racismo.
Na sexta-feira, 30, as atividades começam com a mesa-redonda “Raça, educação e ações afirmativas. Das 14 às 17 horas, ocorrem oficinas de afoxé, capoeira, batalhas de Mcs e turbantes e tranças. Às 17 horas, nova mesa-redonda vai tratar do tema “Cultura e religiosidade afro em contexto”. À noite, estão previstas apresentações de trabalhos e atrações culturais.
O 5º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais será encerrado no sábado, 1º de dezembro, com a conferência “Ações afirmativas e práticas institucionais”, a ser ministrada pelo professor Dagoberto José Fonseca, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Antes da conferência, programada para às 10h30, haverá apresentações de relatos de experiências.
Os trabalhos científicos e os relatos de experiências a serem apresentados no encontro foram selecionados anteriormente, por meio de chamada pública. Para participação no evento, cada câmpus do IFG vai enviar alunos e servidores. Serão oito alunos e seis servidores por Departamento de Áreas Acadêmicas.
Confira a programação completa.
Acesse a lista dos trabalhos que serão apresentados.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais