Estudantes visitam Planetário Móvel por meio do Projeto Conhecendo o IFG
Atividade foi realizada pelo Câmpus Inhumas e os estudantes receberam exemplares da tabela periódica e informações sobre o IFG

Alunos de escolas da região estiveram nesta segunda-feira, 3 de junho, no IFG-Câmpus Inhumas e puderam visitar o Planetário Móvel Digital da UFG por meio do Projeto Conhecendo o IFG. O Planetário Móvel foi instalado na quadra coberta do câmpus e a visitação, aberta ao público em geral, é uma atividade que faz parte da programação Pós-Secitec 2018 e Pré-Feira de Ciências 2019.
O professor Nisval Ferreira Guimarães, coordenador do Conhecendo o IFG no câmpus, destaca que o projeto é uma atividade muito importante para a divulgação dos cursos ofertados. "Geralmente, os estudantes de fora ficam encantados com a nossa estrutura física, com os laboratórios. Desta vez, eles também adoraram a oportunidade de conhecer o Planetário Móvel da UFG. As professoras das escolas até comentam que o comportamento de alguns alunos em sala de aula muda depois da visita, porque eles sabem que precisam estudar mais para serem aprovados no processo seletivo do IFG", explicou.
Conquista

Um fato muito interessante é que três dos monitores do Câmpus Inhumas que acompanharam as visitas das escolas nesta segunda-feira participaram do Projeto Conhecendo o IFG, no ano passado, como alunos visitantes. Hoje, Jaqueline Barbosa, Alexsander Brito Sousa e Bruno de Sousa Silva são alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFG-Câmpus Inhumas. "É uma sensação muito boa ser monitor neste momento e apresentar o câmpus para estudantes que estão no mesmo colégio em que já fui matriculado. É uma conquista estar aqui, porque estudamos muito e fomos aprovados no processo seletivo", disse Bruno.

Cerca de 300 estudantes do 9º ano do Colégio Estadual São Geraldo (Goianira), da Escola Estadual Professora Judith Florestina Dias (Goianira) e do Colégio Militar de Itauçu participaram do Conhecendo o IFG durante os períodos matutino e vespertino desta segunda-feira. Além de visitarem o Planetário Móvel, eles receberam informações sobre os cursos ofertados no câmpus, conheceram os laboratórios e receberam um cartão impresso com a tabela periódica e informações gerais sobre o IFG.
Amanhã, 4 de junho, outros 300 alunos de escolas do município de Inhumas também serão recebidos no câmpus. Visitarão a unidade estudantes dos seguintes locais: Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, Escola Estadual Antônio Augusto do Carmo, Escola Municipal Alessandro Miguel e Colégio Estadual Joaquim Pedro Vaz.
Planetário Móvel
De acordo com o site da Universidade Federal de Goiás, o Planetário Móvel Digital da UFG é um domo inflável de 7 metros de diâmetro e 5 metros de altura, que possui um projetor digital central com lente "olho de peixe" e projeta as imagens em formato full dome. A instalação do Planetário Móvel no IFG-Câmpus Inhumas fez tanto sucesso que a atividade estará aberta ao público também na quarta-feira, 5 de junho, das 8h às 17h. Os professores Luciana Pereira Marques, Weslei Silva de Araújo e Sílvia Cristina Dorneles de Morais estão na coordenação dessa atividade, que faz parte da programação Pós-Secitec 2018 e Pré-Feira de Ciências 2019.
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais