Estudo avalia potencial uso de ferramenta digital para diminuir a taxa de infecção hospitalar
Pesquisadores realizam live para ampla divulgação dos trabalhos
Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde- IRAS, estudo monitora a efetividade de ferramenta digital na diminuição das IRAS em 20 hospitais, dez em São Paulo e dez em Goiás. A pesquisa está sendo executada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e é financiada pelo Ministério da Saúde, sendo gerida pelo Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU). A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) realiza a gestão dos recursos. O projeto tem previsão de duração de 18 meses e irá avaliar quanto a eficiência no tratamento e no uso de recursos das unidades hospitalares. Os pesquisadores se reuniram na última sexta-feira, 19,por meio de live, para divulgar os trabalhos que estão sendo realizados.
Sobre o software a ser implantado junto as Comissões de Controle de Infecção em Ambiente Hospitalar, as chamadas CCIH (é nelas que se aprova e monitora o uso de antibióticos nos pacientes), o coordenador-geral da pesquisa, professor Geraldo Andrade, do IFG Câmpus Valparaíso, explica: "A ferramenta tecnológica traz velocidade e ganho no poder de decisões na área da saúde".
Cerca de 30 pesquisadores participam do projeto. A coordenadora de pesquisa da parte de Saúde Charlise Fortunato (Câmpus Goiânia Oeste) destaca sobre o objetivo dos estudos: "Avaliar a efetividade do monitoramento digital de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, na taxa de incidência de resistência microbiana, tempo e permanência hospitalar, letalidade e custos econômicos".
Além de Charlise, a professora Patrícia Carvalho (Câmpus Águas Lindas) também coordena a pesquisa na área da Saúde. Outros coordenadores do projeto são: Fábio da Silva, na área de Matemática e Estatística (professor do Câmpus Valparaíso) e Graças Nery, área de Tecnologia da Informação (professora aposentada do Instituto Federal de Pernambuco- IFPE).
Juntam-se aos especialistas do IFG e do IFPE profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais