Comitiva do IFG visita Parque Tecnológico Samambaia da UFG
Aproximação das instituições e o avanço nas políticas e ações de pesquisa e inovação foram alguns dos objetivos da visita
Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, gestores do Instituto Federal de Goiás fizeram uma visita ao Parque Tecnológico Samambaia da Universidade Federal de Goiás. A ação teve como objetivo, além de apresentar o Parque aos gestores do IFG, aproximar as instituições, proporcionar o conhecimento a respeito da estrutura dos laboratórios multiusuários do Parque e possibilitar a discussão sobre possíveis parcerias para a realização de pesquisa e integração com a pós-graduação.
Do IFG participaram a reitora, professora Oneida Irigon; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Thaís Amaral; a diretora de Pesquisa e Inovação, Lorenna Costa; o diretor de Pós-Graduação, Wanderley Brito; o coordenador do CiteLab, Leandro Alexandre; a diretora de Ações Sociais, Lillian Pascoa; e o diretor do polo Embrapii, Ricardo Rabahi, além de outros pesquisadores do CiteLab.
A comitiva do IFG foi recebida pelo diretor do Parque Tecnológico, Luizmar Adriano; pela reitora da UFG, Angelita Lima; pela professora Sandramara Chaves, assessora especial para assuntos interinstitucionais da UFG; pelo vice-reitor, Jesiel Carvalho; pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Cascudo; e por membros da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG.
Comitiva do IFG visita o Parque Tecnológico Samambaia da UFG
Segundo a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Costa, “o encontro foi um momento importante de aproximação das novas gestões do IFG e da UFG, no qual se afirmou, por ambas as reitoras, a necessidade de aproximação das instituições para avançar de forma colaborativa no desenvolvimento de pesquisa e inovação no estado de Goiás”. A visita foi organizada pelo supervisor do CiteLab, Carlos de Melo e Silva Neto, professor do Câmpus Cidade de Goiás, em parceria com a diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG.
Aproximação e parcerias
A visita teve como objetivo aproximar as instituições, fomentar o avanço nas políticas e ações de pesquisa e inovação com foco nos problemas locais e proporcionar a compreensão a respeito da estrutura do Parque Tecnológico, com vistas à possibilidade de avanço na implantação do CiteLab. Além disso, para os gestores do IFG, foi uma oportunidade de conhecer a estrutura dos laboratórios multiusuários do Parque Tecnológico da UFG e discutir possibilidades de parcerias para a realização de pesquisa e integração com a pós-graduação. Como explicou a diretora Lorenna Costa, “a ideia é pensar a pesquisa e a inovação para além de uma instituição isolada, mas de forma colaborativa considerando o contexto local, os arranjos produtivos e possibilidades de transformação social”.
Analisando como foi a visita, a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG pontuou: “consideramos que alcançamos os objetivos, com uma visita produtiva e com várias possibilidades de futuras ações conjuntas. Novos diálogos foram pré-agendados com supervisores dos laboratórios e incubadoras sociais, com as diretorias do Parque e da PROPPG, para se pensar em momentos formativos, troca de experiências de forma mais periódica e sistematizada. Espera-se que nesses próximos anos consigamos avançar na implantação do CiteLab, para ele seja efetivamente um centro de referência em pesquisa e inovação do IFG e que os diálogos iniciados hoje caminhem para a consolidação de uma rede de Inovação no estado de Goiás. E a parceria IFG-UFG é fundamental para o alcance dessas intenções.”
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Aluno)
Publicados editais para interessados em cadastrar projetos de pesquisa e inovação em fluxo contínuo
16/03/2026 15h36
Entrevista concedida pela Reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon, no dia 6 de março, ao Jornal Opção sobre pesquisas na área da saúde
12/03/2026 10h37
Parcerias e projetos estratégicos para o SUS são pauta de reunião entre o IFG e o Ministério da Saúde
12/03/2026 10h25
Comunicados (Aluno)
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56


Redes Sociais