Inscrições para seleção de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada estão abertas
Curso será ministrado gratuitamente no Câmpus Anápolis. São ofertadas 30 vagas no processo seletivo
O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), publicou nesta quinta-feira, 3 de março, o edital de seleção para candidatos às vagas do curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, de forma online, até o dia 11 de abril no seguinte endereço http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao . Nesta seleção, são disponibilizadas 30 vagas, sendo 10% delas destinadas aos servidores do IFG.
A especialização é totalmente gratuita e será realizada em parceria entre os câmpus Anápolis e Goiânia. A execução do curso será coordenada pelo Câmpus Anápolis, onde ocorrerão as aulas de forma presencial. Contudo, caso seja constatado que não há condições adequadas de segurança sanitária e de saúde em razão da crise pandêmica, as aulas poderão ocorrer de forma remota, de acordo com as normativas vigentes do IFG.
Curso e público-alvo
O curso terá uma duração máxima de quatro semestres, com carga horária total de 420 horas, sendo 360 horas das disciplinas e 60 horas destinadas às atividades de orientação do trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que poderá ser apresentado como monografia ou artigo científico publicado.
As aulas serão ministradas na sexta-feira, das 15h às 18h e das 19h às 22h, e no sábado das 9h às 12h, durante um período de 12 meses. Aos concluintes do curso será concedido o título de Especialista em Inteligência Artificial Aplicada.
De acordo com o edital da seleção, a Especialização tem como público-alvo preferencialmente graduados em cursos superiores nas seguintes áreas de formação: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, além de tecnólogos da área de Tecnologia da Informação ou áreas afins, com currículo acadêmico, científico ou profissional que seja reconhecido, atestando capacidade para a realização dos estudos.
Inscrições
A inscrição para a seleção será feita exclusivamente pelo endereço http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao até o dia 11 de abril. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identificação oficial com foto. É preciso preencher todos os campos do formulário eletrônico de inscrição e submeter eletronicamente os seguintes documentos em formato PDF: Diploma de ensino superior com reconhecimento feito pelo MEC (frente e verso); Histórico escolar da graduação; carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial com foto); CPF; currículo apresentado no modelo da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/).
Etapas da seleção e resultado
O processo seletivo será realizado em três etapas: exame da documentação e homologação da inscrição; avaliação de conhecimento; e análise curricular. O candidato que não cumprir qualquer uma das etapas estará automaticamente eliminado do processo seletivo. A pontuação final de cada candidato será obtida a partir da soma entre a nota da avaliação de conhecimento e a nota da análise curricular.
O resultado final do processo seletivo será disponibilizado no site http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao no dia 20 de junho. A matrícula dos candidatos selecionados deve ser realizada entre os dias 24 de junho a 11 de julho. A previsão é que as aulas se iniciem no dia 12 de agosto.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre a seleção poderão ser obtidos por meio do e-mail: spg.anapolis@ifg.edu.br
Saiba mais sobre a seleção: http://ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao
Confira o site da área de Inteligência Artificial do IFG: ia.ifg.edu.br
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais