Revista Tecnia recebe pela primeira vez qualificação Qualis pela Capes
Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS) também receberam a Qualis, pela segunda vez
Duas publicações institucionais foram bem avaliadas pela Capes e tiveram a classificação Qualis atribuída a elas. O periódico Tecnia: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG e os Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS).
“Ficamos muito felizes com os resultados da Revista Tecnia, que foi relançada no ano passado e que já conseguiu Qualis em quatro áreas, sendo um B2 na área de Ensino”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Ruberley Rodrigues de Souza.
A Revista Tecnia, publicada pela Editora IFG, recebeu a classificação Qualis pela primeira vez, nas áreas de Ensino, Ciências Ambientais, Engenharia I e Psicologia. E os Cadernos, publicação do Câmpus Inhumas, nas áreas de: Ensino, Artes/Música, Ciências da Religião e Teologia, Letras/Linguística, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Psicologia, Comunicação e informação, Antropologia/Arqueologia, Arquitetura, urbanismo e Design, Sociologia, Astronomia/Física e Direito. Os Cadernos já tinham recebido a avaliação Qualis uma vez, no triênio 2010-2012.
A Qualis das publicações do IFG foi atribuída ao quadriênio 2013-2016. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, sendo A1 o mais elevado e na sequência: A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.
O que é
Segundo a Capes, Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos e anais de eventos.
Revistas
A Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG é uma publicação permanente para o diálogo científico e educacional com orientação pluralista e multidisciplinar que visa reunir os trabalhos de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento: educação, ciência, tecnologia, cultura e sociedade. É publicada todo semestre e possui circulação nacional e internacional. A Tecnia é disponibilizada no formato impresso e eletrônico e se destina à publicação de trabalhos científicos em português, inglês e espanhol, sob a forma de artigo, ensaio, resenha ou tradução.
Os Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade é uma publicação científica de periodicidade quadrimestral, que tem como objetivo publicar artigos sobre temáticas que privilegiem pesquisas e discussões teóricas com temas emergentes das áreas de Educação, Tecnologia e Sociedade. A revista é publicada em abril, agosto e dezembro.
Acesse e leia a Revista Tecnia.
Acesse e leia os Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS).
Diretoria de Comunicação Social/Com informações da Capes.
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais