IFG participa do lançamento da campanha “Carnaval sem Racismo” do Ministério da Igualdade Racial
Ação integra projeto do IFG/MIR “Promoção da Cidadania Antirracista, da Reparação Histórica e do Desenvolvimento Socioeconômico da População Negra”
Nesta semana, dois momentos marcam o lançamento oficial da campanha “Carnaval Sem Racismo”, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial para a promoção e a valorização da cultura negra. O primeiro deles ocorreu na segunda, 12, no Baródromo, no Rio de Janeiro, com as presenças da reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Irigon, das ministras Anielle Franco, do Ministério da Igualdade Racial (MRI), e Macaé Evaristo, Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, e de autoridades e lideranças locais. Na sexta-feira, 16 de janeiro, a campanha será lançada em Camaçari, na Bahia. A ação integra o projeto “Promoção da Cidadania Antirracista, da Reparação Histórica e do Desenvolvimento Socioeconômico da População Negra”, realizado pelo IFG em parceria com o MRI.
A campanha “Carnaval Sem Racismo” tem por objetivo a prevenção e o enfrentamento de práticas racistas, como injúria racial, fantasias ofensivas e estereotipadas, violências simbólicas e discriminação durante o Carnaval, tanto nos espaços de rua quanto nos eventos oficiais, incluindo blocos, ensaios, quadras e desfiles de escolas de samba, e conta com materiais gráficos educativos para distribuição aos foliões.
Haverá distribuição de adesivos, leques e outros materiais com mensagens que alertam que as ofensas a uma pessoa em razão da cor da pele é um ato de injúria racial e advertem que os temas e a estética negra não podem ser motivo de chacota ou de fantasias estereotipadas. Além disso, a campanha também tem por objetivo incentivar as vítimas a registrarem as denúncias, seja por meio do Disque 100 ou pela ouvidoria do Ministério da Igualdade Racial (ouvidoria@igualdaderacial.gov.br), já que essas instâncias podem orientar e auxiliar as vítimas para o registro junto aos órgãos oficiais, a exemplo das delegacias de polícia.
Projeto
O Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, é o responsável por desenvolver o projeto “Promoção da Cidadania Antirracista, da Reparação Histórica e do Desenvolvimento Socioeconômico da População Negra” que abriga essa campanha e que articula metas e outras ações educativas, culturais e de extensão voltadas ao enfrentamento do racismo e à valorização da população negra em diferentes territórios do país.
A coordenação geral do projeto está sob a responsabilidade do professor do IFG, Herick Soares de Santana, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por servidores de diversos câmpus, reforçando o caráter institucional e colaborativo da proposta.
Entre as metas, destacam-se ações de incidência antirracista, com o combate ao racismo ambiental e a promoção da cidadania em espaços públicos. O projeto também contempla ações de letramento racial e acolhimento durante o período do Carnaval, além do fortalecimento da memória e do território por meio das Rotas de Vivência Antirracista na Pequena África e incluirá a realização de seminários e a seleção de projetos voltados ao letramento racial. Outra frente estratégica é a estruturação do Aquilombar Hub, que será um espaço de incubação de negócios e formação cidadã, voltado ao apoio às iniciativas de inovação social e às ações de extensão em parceria com o IFG.
Diretoria de Comunicação Social/MIR/Agência Brasil
Notícias (Aluno)
Violência contra mulheres, preservação de acervos e conselho editorial são temas de editais
26/11/2025 07h54
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Comunicados (Aluno)
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26


Redes Sociais