Semana do Meio Ambiente promove debates sobre conservação ambiental, racismo ambiental e preservação do Cerrado
O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) , por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Meio Ambiente (NEPEMA), realiza entre os dias 26 de maio e 3 de junho a SEMA 2026 – Semana do Meio Ambiente, reunindo estudantes, servidores e comunidade externa em uma programação voltada à reflexão e ao debate sobre questões ambientais contemporâneas.
Com palestras e visitas técnicas, a iniciativa busca promover discussões sobre preservação ambiental, justiça socioambiental e desenvolvimento sustentável, abordando temas que conectam meio ambiente, sociedade e cidadania.
A programação contempla assuntos como a conservação da flora e fauna, racismo ambiental, preservação do Cerrado e da Amazônia, além de temas ligados à regularização ambiental rural. Também estão previstas atividades práticas, como visita técnica ao Parque Natural Municipal Mata do Açude, aproximando os participantes de experiências e ações desenvolvidas na região.
A abertura da programação acontece no dia 26 de maio, às 9h, no Miniauditório da Unidade Flamboyant, com a palestra “Preservação da Flora e Fauna”, ministrada pela equipe da PCH Jataí.
No dia 29 de maio, às 15h, será realizada a palestra “Racismo Ambiental”, com a professora Antônia Nascimento, na Sala de Defesa do PPGECM, na Unidade Riachuelo.
Entre os dias 1º e 2 de junho, estudantes dos cursos de Edificações, MSI e Eletrotécnica participarão de visita técnica ao Parque Natural Municipal Mata do Açude, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jataí.
Já no dia 2 de junho, às 8h30, será ministrada a palestra “Quem lucra com a degradação do Cerrado”, com a professora Marluce Sousa, na Escola Nossa Senhora do Bom Conselho. Ainda no mesmo dia, às 19h, no Miniauditório da Unidade Flamboyant, ocorrerá a palestra “Saberes indígenas e conservação ambiental: a relação do povo Baré com a floresta amazônica”, com Miriele Testamar.
Encerrando a programação, no dia 3 de junho, às 19h, a professora Amanda Assis ministrará a palestra “Cadastro Ambiental Rural (CAR): preservação e regularização”, no Miniauditório da Unidade Flamboyant do IFG.
Segundo a organização, a SEMA 2026 pretende fortalecer o debate sobre os desafios ambientais atuais e incentivar a construção de uma consciência crítica sobre a relação entre sociedade, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais