Programa do IFG conquista conceito A em avaliação da Capes
Resultado destaca trabalho institucional para o fortalecimento da formação de professores e a integração com as escolas públicas
O Instituto Federal de Goiás (IFG) alcançou conceito A na Avaliação dos Projetos Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência — Avalia Pibid, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O parecer avaliativo foi elaborado com base nos critérios do Edital Capes nº 10/2024 e da Portaria Capes nº 308/2026.
Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o Pibid do IFG visa ao fortalecimento da formação inicial de professores, por meio da inserção de estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica. O programa articula conhecimentos acadêmicos e práticas pedagógicas, promovendo a construção de experiências formativas compartilhadas entre licenciandos, professores do Instituto e docentes das redes públicas de ensino.
No IFG, o programa conta com 672 estudantes bolsistas dos cursos de licenciatura, organizados em 28 núcleos, distribuídos pelos câmpus em diferentes áreas da formação docente. As atividades envolvem 31 professores, sendo três na gestão e 28 na coordenação dos núcleos, além de 84 docentes das escolas parceiras da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) e das secretarias municipais de Educação.
A equipe de gestão é composta pelo professor Eliton Perpetuo Rosa Pereira, coordenador institucional, e pelas professoras Aleir Ferraz Tenorio e Dayanna Pereira dos Santos, coordenadoras de gestão. O conceito A, para a equipe gestora, expressa o trabalho coletivo desenvolvido pelos participantes do programa e pelas instituições parceiras, em favor da formação de professores para a educação básica.
Aperfeiçoamento
A Avalia Pibid analisa a qualidade dos projetos institucionais, considerando sua coerência com as normas, os princípios e os objetivos do programa, assim como suas contribuições para a formação dos estudantes das licenciaturas. Também subsidia decisões sobre a continuidade, o aprimoramento e o fomento dos projetos e valoriza experiências que desenvolvem práticas consistentes e transformadoras na formação inicial de professores.
Segundo a equipe de gestão do Pibid, o processo avaliativo fortalece o planejamento institucional e contribui para minimizar riscos de descontinuidade na concessão de bolsas, durante a transição entre chamadas de seleção.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais